Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Unidade móvel da Hemoba atende doadores de sangue neste sábado (13)

E-mail Imprimir PDF

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove, neste sábado (13), campanha de coleta externa através da unidade móvel de coleta (Hemóvel). O atendimento aos interessados em realizar doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea acontece na sede da Igreja Mundial do Poder de Deus, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador, das 8h às 17h. A iniciativa dá oportunidade aos interessados, que têm dificuldades de comparecer durante a semana nos pontos de coleta, de fazer a doação de sangue ou o cadastro de medula óssea.

O principal objetivo da ação é fortalecer os estoques de hemocomponentes para as possíveis demandas transfusionais no período dos festejos de verão. A expectativa é sensibilizar a população sobre a importância de doar de forma regular, uma vez que a demanda transfusional não se interrompe e, por outro lado, é comum registrar uma redução significativa do número de candidatos a doação nesta época do ano.

No sábado (13), além da unidade móvel, o hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, também atende os candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea, das 7h30 às 12h30.

No dia do atendimento, o Hemóvel precisa interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Mais informações também podem ser acessadas através do site www.hemoba.ba.gov.br, ou das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

Serviço

Hemóvel 3 - Unidade Móvel de coleta - Hemóvel
Onde: Igreja Mundial do Poder de Deus – Avenida Antônio Carlos Magalhães
Quando: 13 de Janeiro de 2017 (sábado)
Funcionamento: 8h às 17h