Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Hemocentro Coordenador da Hemoba é indicado para receber certificação ISO 9001:2015

E-mail Imprimir PDF

Foto: Secom/GOVBAO Hemocentro Coordenador da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) recebeu na última quarta-feira, 28, a indicação para Certificação da Norma ISO 9001, versão 2015. Isto significa que o Hemocentro possui um Sistema da Gestão de Qualidade (SGQ) com padrão internacional voltado para o ciclo do sangue. Durante três dias, auditores da Fundação Vanzolini avaliaram todos os procedimentos que envolvem o ciclo do sangue, desde a recepção dos usuários, triagem, coleta de sangue, processamento, triagem laboratorial, até a entrega do mesmo às instituições conveniadas, bem como a transfusão.

O reconhecimento do sistema de gestão da qualidade torna-se muito importante institucionalmente, sobretudo, pela otimização dos processos, aumentando a efetividade e o reconhecimento da instituição. A indicação de um órgão de referência em hemoterapia e hematologia no âmbito estadual, como a Fundação Hemoba, representa avanço importante tanto para as áreas técnicas quanto para a gestão do serviço de saúde do Estado da Bahia.

Para o diretor-geral da Hemoba, Marinho Marques, um dos pontos mais importantes para o resultado positivo da certificação foi o grande envolvimento de todos os colaboradores no processo. “Sem dúvidas, é um dos momentos mais importantes da história da Hemoba. Esta importante e exigente certificação confirma, sobretudo, a busca incessante pela excelência dos nossos serviços”, afirma.

A norma tem como princípio geral a adoção de um conjunto de requisitos, processos e controles com o objetivo de mitigar e gerir adequadamente os riscos da instituição. “A certificação aumenta ainda mais a confiança dos doadores, pacientes e unidades conveniadas e amplia a visibilidade nacional da Fundação”, afirma o coordenador da Assessoria de Qualidade da Hemoba (ASQUALI), Antônio Augusto.

O auditor da Fundação Vanzolini, Carlos Pimentel, destacou, durante a reunião de encerramento, o acolhimento e profissionalismo dos colaboradores envolvidos na auditoria. "Nós percebemos, durante as visitas, o profissionalismo e um grande envolvimento de todos os colaboradores da Fundação; esta percepção é muito importante e nos dá ânimo para conseguirmos visualizar bons resultados", disse.

A Certificação da Norma ISO 9001:2015 é um orgulho para todos os colaboradores da Hemoba, bem como para os baianos, porque demonstra que o estado da Bahia possui uma instituição responsável por assegurar a oferta de sangue e seus componentes e prestar assistência em Hematologia e Hemoterapia à população baiana com ética, respeito aos usuários e colaboradores, humanização, transparência, compromisso  e, sobretudo, qualidade.

Sobre o Hemocentro Coordenador

Em 1993, precisamente no dia 15 de março, a sede própria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) foi inaugurada e passou a oferecer os seus serviços em uma área construída de aproximadamente 3.400m2. A unidade, referenciada como Hemocentro Coordenador (HC), surgiu com uma missão muito importante: coordenar a Política Nacional de Sangue no estado, assegurar a oferta de sangue e seus componentes e prestar assistência em Hematologia e Hemoterapia à população do Estado da Bahia.

A estrutura do Hemocentro Coordenador permite atender de forma adequada o fluxo de doadores de sangue e de pacientes ambulatoriais com doenças benignas do sangue, em um espaço moderno, com atendimento confortável e dentro das normas da biossegurança.

O Hemocentro também tem a sua importância relacionada ao desempenho de atividades essenciais referentes ao processamento e a garantia da qualidade do sangue doado, como, por exemplo, testes sorológicos e de imunohematologia. Além disso, a unidade central da Hemoba é responsável pelo desenvolvimento de ensino e pesquisa, diretamente ou mediante convênios ou contratos com entidades federais, estaduais, municipais e entidades particulares sem fins lucrativos. Assim é possível garantir o crescimento de ações, universalizando, gradativamente, a assistência hematológica, a qualidade do sangue coletado e dos hemocomponentes transfundidos no estado da Bahia.

Ascom/Hemoba