Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Hemoba participa do ‘Bem Estar Global’ com atendimento aos doadores de sangue e medula óssea

E-mail Imprimir PDF

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia realiza campanha de coleta externa através da unidade móvel de coleta (Hemóvel) durante o “Bem Estar Global”, promovido pela TV Globo. A ação acontece no dia 9 de março (sexta-feira), das 8h às 13h, na Praça Osório Vilas Boas, antiga sede do Bahia, na Boca do Rio.

No local, será possível realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea, além de receber informações sobre a importância da doação de sangue. A expectativa é sensibilizar a população presente sobre as doações regulares.

Segundo a diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, participar do Bem Estar Global se configura como uma oportunidade potencial de oferecer atendimento para a população e ao mesmo tempo disseminar a cultura da doação de sangue através da programação da Tv Globo. “A ação representa uma oportunidade muito grande de coletas de bolsas de sangue e nos ajuda a captar e fidelizar doadores através do apoio da TV Bahia”.

Para esta ação, além da unidade móvel de coleta, a Fundação Hemoba disponibiliza uma equipe de 17 profissionais, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, cadastradores e apoio logístico.

Um único doador de sangue pode salvar até quatro vidas. A parceria da Hemoba com as instituições públicas e privadas busca fortalecer o estoque de sangue para todo o estado. Segundo a técnica de captação de doadores, Margarete Mascarenhas, as empresas interessadas em parcerias através do Hemóvel devem formalizar o pedido pelo telefone (71) 3116-5643 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .  “Os pré-requisitos para a empresa ser atendida são: ter a iniciativa e ter espaço adequado para montar o posto de coleta ou receber a unidade móvel”, explica.

Estoque

Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em alerta. No momento, a Fundação precisa com urgência de doadores de sangue dos tipos: A-, A+, B-, B+, O- e O+. O estoque dos grupos AB+ e AB- estão estáveis. Lembrando que a posição do estoque é variável de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Mais informações também podem ser acessadas através do site www.hemoba.ba.gov.br, ou das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

Serviço:

Hemóvel: Unidade móvel de coleta
Onde: Praça Osório Vilas Boas, antiga sede do Bahia – Boca do Rio
Quando: 09 de março (sexta-feira)
Funcionamento: das 8h às 13h