Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Hemocentro Coordenador da Hemoba completa 25 anos, com indicação para ISO 9001

E-mail Imprimir PDF

Em 1993, precisamente no dia 15 de março, a sede própria do Hemocentro Coordenador (HC) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) foi inaugurada e passou a oferecer os seus serviços em uma área construída de aproximadamente 3.400m2. A unidade surgiu com uma missão muito importante: coordenar a Política Nacional de Sangue, assegurar a oferta de sangue e seus componentes e prestar assistência em Hematologia e Hemoterapia à população do Estado da Bahia.

Na época, a escolha do local da construção foi estratégica, pois o comércio e os serviços, incluindo serviços de saúde, estavam concentrados no centro da cidade. Por esta razão, optou-se por construir o HC na Avenida Vasco da Gama, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), um dos principais hospitais de urgência e emergência de Salvador.

A estrutura do Hemocentro Coordenador permitiu atender de forma adequada o fluxo de doadores de sangue e de pacientes ambulatoriais com doenças benignas do sangue, em um espaço moderno, com atendimento confortável e dentro das normas da biossegurança. Hoje, 25 anos depois de inaugurada, a sede da Fundação continua recebendo bem e com segurança os colaboradores, doadores e pacientes.

O HC também tem a sua importância relacionada ao desempenho de atividades essenciais referentes ao processamento e a garantia da qualidade do sangue doado, como, por exemplo, testes sorológicos e de imunohematologia. Além disso, a unidade central da Hemoba é responsável pelo desenvolvimento de ensino e pesquisa, diretamente ou mediante convênios ou contratos com entidades federais, estaduais, municipais e entidades particulares de fins não lucrativos. Assim é possível garantir o crescimento de ações, universalizando, gradativamente, a assistência hematológica, a qualidade do sangue coletado e dos hemocomponentes transfundidos no estado da Bahia.

Com o crescimento da cidade e considerando ainda a extensão territorial do estado, a Fundação precisou descentralizar o serviço de coleta de sangue e expandir para outros pontos da capital e do interior. A ocupação de vazios geográficos, no que concerne à hemoterapia, tem sido alvo das ações da Hemoba em sintonia com o Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Nesta linha, a manutenção e modernização das unidades hemoterápicas em diversas regiões do estado são necessárias para fazer frente à demanda crescente por hemocomponentes, consequência da elevação da complexidade da assistência à saúde na Bahia.

Hoje, a Hemoba é formada por uma rede de unidades, que são regulamentadas pelo Hemocentro Coordenador. São 25 unidades fixas de coleta distribuídas na Bahia, além de quatro unidades móveis, que realizam o acolhimento dos interessados em doar sangue e fazer o cadastro para doação de medula óssea, através do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Certificação

No final de fevereiro, 28, o Hemocentro Coordenador recebeu a indicação para Certificação da Norma ISO 9001, versão 2015. Isto significa que o Hemocentro possui um Sistema da Gestão de Qualidade (SGQ) com padrão internacional voltado para o ciclo do sangue. Durante três dias, auditores da Fundação Vanzolini avaliaram todos os procedimentos que envolvem o ciclo do sangue, desde a recepção dos usuários, triagem, coleta de sangue, processamento, triagem laboratorial, até a entrega do mesmo às instituições conveniadas, bem como a transfusão.

O reconhecimento do sistema de gestão da qualidade torna-se muito importante institucionalmente, sobretudo, pela otimização dos processos, aumentando a efetividade e o reconhecimento da instituição. A indicação de um órgão de referência em hemoterapia e hematologia no âmbito estadual, como a Fundação Hemoba, representa avanço importante tanto para as áreas técnicas quanto para a gestão do serviço de saúde do Estado da Bahia.

A Certificação da Norma ISO 9001:2015 é um orgulho para todos os colaboradores da Hemoba, bem como para os baianos, porque demonstra que o estado da Bahia possui uma instituição responsável por assegurar a oferta de sangue e seus componentes e prestar assistência em Hematologia e Hemoterapia à população baiana com ética, respeito aos usuários e colaboradores, humanização, transparência, compromisso  e, sobretudo, qualidade.

Ascom/Hemoba