Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Dona Zilma, Amor de todo tipo

E-mail Imprimir PDF

Com a campanha ‘Mãe – Amor de todo tipo`, a Hemoba homenageia as mães da instituição e a todas as mulheres que exercem a função da maternidade, contando a história mais que especial de dona Zilma Vilarinho, 64 anos, técnica de laboratório, que construiu a sua vida e carreira profissional junto à Hemoba.

Filha da casa, antes mesmo da personalidade jurídica da instituição ser alterada para Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, Zilma pôde viver e acompanhar o desenvolvimento e expansão do lugar que a acolheu ao longo de todos esses anos. É neste contexto que as histórias se entrelaçam e a técnica recorda suas memórias de amizades, casamento e maternidade.

Carinhosamente conhecida por seus colegas de trabalho como uma “hemossaura”, Dona Zilma exerce atividades na área do laboratório com total vigor e muita alegria há mais de 35 anos. A funcionária, que é motivo de orgulho para a Fundação, hoje se realiza ao ter como colega de unidade a sua filha mais velha, Carla, enfermeira do ambulatório. “Filho da gente é sempre um orgulho! Só que aqui as coisas não se misturam, tem que trabalhar mantendo o respeito e as diferenças, mas trazendo o exemplo de casa, que é fazer o bem sem olhar a quem”, conta ela que faz questão de espalhar generosidade por onde passa.

Atuando há três anos no hemocentro, Carla deixa aparente no olhar a admiração que sente por sua mãe. “Me orgulho muito da minha mãe, desde pequena que acompanho o empenho e comprometimento dela com a vida e com o trabalho. Ela me ensinou a nunca reter o conhecimento e ajudar sempre que preciso. Ser colega dela é um grande aprendizado que eu amo muito”, falou emocionada a enfermeira.

A Fundação Hemoba coleciona centenas de exemplos singulares e ao mesmo tempo representativos. São donas Zilmas, Dejas, Marias, Anas e Carlas; mães de todo tipo, com amor de todo tipo, que se doam e trazem força e brilho para compor a história da instituição.

Quer descobrir qual é o seu tipo de mãe? Acesse as redes sociais da Fundação Hemoba e identifique se ela é do tipo AB, A, B ou O.

Ascom Hemoba

Hemoba/Mães