Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Governador Rui Costa entrega Hemocentro Regional ao município de Barreiras

E-mail Imprimir PDF

Na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, o governador Rui Costa inaugura o Hemocentro Regional de Barreiras, ao lado do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e do diretor geral da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Marinho Marques. A inauguração do Hemocentro consolida uma nova estratégia para descentralizar o atendimento e oferecer maior conforto e comodidade ao doador de sangue, além de reduzir o déficit de bolsas no estado.

A nova estrutura da Hemoba, situada na Rua Boa Vista, ao lado do Hospital Municipal Eurico Dultra, no município de Barreiras, vai realizar atendimento aos doadores voluntários de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Além da coleta de bolsas de sangue, serão oferecidos à população os serviços de cadastro de medula óssea, sangria terapêutica e distribuição de hemocomponentes aos serviços conveniados.

A entrega do equipamento representa um investimento superior a R$ 5,2 milhões, entre os custos com a execução da obra e a aquisição de materiais permanentes para a unidade. Erguida em uma área de 2,4 mil m² e com capacidade instalada para realizar 480 coletas de bolsas de sangue por semana, o hemocentro dispõe de recepção, área de cadastro do doador, consultórios para triagem clínica, sala de coleta, área para processamento das bolsas de sangue, laboratório para testes pré-transfusionais e o setor de expedição de hemocomponentes.

O Hemocentro Regional de Barreiras será de suma importância para a região oeste, pois além de prestar assistência hemoterápica a 13 municípios do Território de Identidade da Bacia do Rio Grande (Angical, Baianápolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luis Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley), também atenderá mais 17 municípios de territórios de identidade vizinhos.

De acordo com Marinho Marques, diretor geral da Hemoba, haverá um aumento na capacidade de recebimento dos doadores voluntários. “Esperamos um aumento no número de doadores de sangue, uma vez que o novo equipamento possui área física que ampliará em 25% a capacidade de doação de sangue, possibilitando intensificar as campanhas em toda a região”, pontua o diretor.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Ascom/Hemoba