Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Hemóveis mantêm atendimentos aos doadores de sangue em Salvador e Feira de Santana

E-mail Imprimir PDF

A equipe de coleta externa da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) se prepara para mais uma semana de atendimentos nas unidades móveis (Hemóveis). Na capital baiana, os ônibus estacionam no Salvador Shopping e Shopping da Bahia, nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de maio, das 8h às 17h. Em Feira de Santana o atendimento acontece no estacionamento do Núcleo Regional de Saúde (Antiga DIRES), de hoje (28) a sexta (1°), com parada apenas na quinta-feira, dia 31 de maio, em função do feriado de Corpus Christi.

A instalação dos Hemóveis em locais de grande circulação e de fácil acesso é uma estratégia muito importante para realizar a captação de doadores de sangue, sobretudo, neste momento de greves e manifestações. A Hemoba compreende que o momento é de atenção para toda a população, mas pede o comparecimento dos voluntários à doação de sangue nas unidades de coleta para continuar mantendo de forma adequada os procedimentos transfusionais.

A Fundação espera aproveitar o grande fluxo dos centros comerciais para manter os estoques. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Roteiro dos Hemóveis

• SALVADOR

Onde: Salvador Shopping
Quando: 29 e 30 de maio (terça e quarta-feira)

Onde: Shopping da Bahia
Quando: 29 e 30 de maio (terça e quarta-feira)

• FEIRA DE SANTANA

Onde: No estacionamento do Núcleo Regional de Saúde (Antiga DIRES)
Quando: 28 a 30 de maio (segunda, terça e quarta-feira) e 01 de junho (sexta-feira)
Funcionamento: das 8h às 17h

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Sobre a doação de sangue

Os endereços e horários de atendimento das unidades fixas de coleta estão disponíveis no site www.hemoba.ba.gov.br

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

Hemoba/Ascom