Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Fundação Hemoba divulga roteiros de coletas externas para a primeira semana de junho

E-mail Imprimir PDF

Buscando se aproximar do doador e ampliar a cobertura do serviço de doação de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza campanhas de coletas externas em diversas cidades do estado. Salvador, Santa Inês, Presidente Dutra, Laje, Amargosa e Feira de Santana contam com o equipamento de coleta itinerante, nesta semana, a fim de fortalecer os estoques de hemocomponentes.

A Fundação conta com a sensibilização da população para coletar o maior número possível de bolsas de sangue e regularizar os estoques, que estão em nível crítico atualmente. Os interessados que também quiserem se candidatar como doadores de medula óssea podem aproveitar a presença dos Hemóveis para realizar o cadastro no REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Coletas Externas

• SALVADOR

Onde: Salvador Shopping
Quando: 05 a 08 de junho (terça a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Onde: Hospital Martagão Gesteira (Coleta Itinerante)
Quando: 05 a 08 de junho (terça a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

• SANTA INÊS

Onde: Câmara de Vereadores - Praça Coronel Luiz Vieira Coelho
Quando: 05 de junho (terça-feira)

• PRESIDENTE DUTRA

Onde: Praça Lia Barreto, Centro
Quando: 05 a 07 de junho (terça a quinta-feira)

• LAJE

Onde: Praça Lomanto Junior, Centro
Quando: 06 de junho (quarta-feira)

• AMARGOSA

Onde: Rua Getúlio Vargas - Em frete a Igreja Matriz
Quando: 07 de junho (quinta-feira)

• FEIRA DE SANTANA

Onde: Núcleo Regional de Saúde (no estacionamento)
Quando: 08 de junho (sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 16h

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Campanha

Em função do período de festas juninas e do início da Copa do Mundo da FIFA 2018TM, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lança a campanha ‘Doadores Hemoba – Façam parte da nossa seleção`. O objetivo da campanha é escalar os doadores para reestabelecer os estoques de sangue da Fundação e garantir o atendimento regular das ocorrências comuns durante este período.

O mês de junho reúne diversos fatores que aumentam a preocupação com os estoques de sangue da Hemoba. Festejos típicos de São João, cultura de fogos de artifício e, por fim, o início do Mundial de Futebol, são elementos que geram eventos e intensa movimentação nas cidades e nas rodovias do estado. Como consequência, é esperado um possível aumento de registros de acidentes automobilísticos e com queimados, endossando a necessidade de transfusões sanguíneas.

Alinhado a isso, desde abril, a Fundação observa uma redução de 30% a 50% no número de candidatos à doação e, embora tenha adotado diversas estratégias de captação de voluntários, a instituição permanece apresentando estoques críticos. A baixa nos estoques se dá pela menor incidência de candidatos em períodos chuvosos e pelas baixas temperaturas, situação que se repete a cada ano.

Com o lançamento da campanha a Hemoba convoca a população para vestir a camisa da solidariedade e entrar em campo doando sangue. As doações irão contribuir para fornecimento efetivo de hemocomponetes para centenas de unidades de saúde dos 417 municípios da Bahia.

Para doar

Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

Ascom/Hemoba