Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Roteiro Hemóveis - De 14 a 17 de agosto

E-mail Imprimir PDF

Esta semana, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) leva suas unidades móveis (Hemóveis) para atender candidatos à doação de sangue no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Os interessados encontram o serviço disponível até sexta-feira (17), das 8h às 17h. Em Feira de Santana, o atendimento acontece também das 8h às 17h, no estacionamento do Núcleo Regional de Saúde de hoje (15) a sexta-feira (17).

O atendimento em grandes centros comerciais é uma estratégia importante de captação de doadores, pois o fluxo orgânico dos shoppings é aproveitado para sensibilizar e estimular a população a respeito da cultura da doação de sangue.

ROTEIRO HEMÓVEIS

• SALVADOR

Onde: Salvador Shopping – Entrada principal, piso G1
Quando: 14 a 17 de agosto (terça a sexta-feira)

Onde: Salvador Norte Shopping – Entrada principal
Quando: 14 a 17 de agosto (terça a sexta-feira)

• FEIRA DE SANTANA

Onde: Núcleo Regional de Saúde
Quando: 15 a 17 de julho (quarta a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

PARA DOAR

Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Ascom/Hemoba