Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

No mês que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, Hemoba lança a Campanha ‘Sua Doação Toca o Coração’ em parceria com a OSBA

E-mail Imprimir PDF

A doação de sangue é capaz de emocionar, despertar sensações maravilhosas e tocar a vida de milhares de pessoas. Essa é a relação nutrida entre doadores, pacientes e todos os parceiros que se envolvem neste ato de amor e solidariedade. Alinhada com essa ideia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) comemora mais um Mês do Doador e lança a campanha ‘Sua Doação Toca o Coração’, em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro. Em função disso, todas as unidades da Hemoba estão se preparando para desenvolver diversas ações em homenagem aos doadores. A música entra como destaque nas programações, com o claro objetivo de proporcionar uma experiência leve e agradável dentro do ambiente de coleta.

Nesse contexto, a OSBA, além de integrar o conteúdo da causa do sangue na programação de redes sociais e impressos do mês, presenteia doadores e equipe da Fundação com as apresentações das Cameratas Opus Lumen e Quadro Solar, nos dias 21 e 22 de novembro (quarta e quinta-feira), respectivamente, às 15h30, no Hemocentro Coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Brotas.

PARCERIA “MEU SANGUE É RED”

A Red Burger N Bar, hamburgueria fundada em novembro de 2016, prepara uma grande ação de coleta no dia 24 de novembro, das 8h às 17h, na unidade da Barra. A campanha “Meu Sangue é Red” busca conscientizar o público-alvo sobre a sua importância como agente transformador. O objetivo é gerar um esforço coletivo através de uma força tarefa para a doação de sangue.

Ao longo dos anos, o investimento em campanhas de sensibilização sobre a causa do sangue tem atraído inúmeros parceiros de diferentes setores da sociedade. Imprensa, empresas, entidades religiosas, artistas, centros comerciais, grupos culturais, grupos voluntários, todos estão atuando em prol de resultados mais positivos e crescentes para a Fundação Hemoba.

Essa conscientização se reflete nos números de candidatos à doação de sangue captados pela Hemoba. Em 2013 foram 125.943 candidatos interessados em doar sangue. Nos anos seguintes, a fundação apresenta os seguintes resultados: 135.509 no ano de 2014, em 2015 o resultado passou para 147.221, já o registro de 2016 aponta 157.027 e em 2017 foram 159.756 voluntários.

PARA DOAR

Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e as pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos. Além disso, o voluntário deve portar documento oficial com foto, deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Ascom/Hemoba