Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Doador de sangue recebe homenagem especial na Hemoba

E-mail Imprimir PDF

Jéferson Finatti, de 26 anos, veio fazer uma entrega na Fundação Hemoba e virou doador de sangue voluntário. A história, que começou há 4 anos, não se limita apenas ao ambiente de coleta. Ele e a namorada, Isabela Salles, passaram a contar as experiências doando sangue de forma inusitada nas páginas das redes sociais do casal. Hoje eles são verdadeiros captadores de bolsas de sangue, motivando amigos e seguidores.

Na sua última doação, o voluntário foi surpreendido pelo flautista Tota Portela, que faz parte da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), tocando a música “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro. Na ocasião o músico agradeceu o gesto de solidariedade e fez um convite especial para o doador assistir ao concerto da OSBA que acontece no próximo dia 29 de novembro, no Teatro Castro Alves.

“A ideia de poder ajudar os outros emociona. Muitas vezes a gente pensa que a ajuda tem que ser financeira e esquece que doar sangue também é um ato de amor e solidariedade. Dessa forma a gente ajuda muitas pessoas a continuarem contando suas histórias. Fiquei feliz em participar desse momento de homenagem, pois venho doar sem esperar nada, já que aprendi que a doação de sangue deve ser voluntária e não pode ser gratificada. Mas isso é forma de recompensa”, conta Jéferson.

CAMPANHA “SUA DOAÇÃO TOCA O CORAÇÃO”

A doação de sangue é capaz de emocionar, despertar sensações maravilhosas e tocar a vida de milhares de pessoas. Essa é a relação nutrida entre doadores, pacientes e todos os parceiros que se envolvem neste ato de amor e solidariedade. Alinhada com essa ideia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) comemora mais um Mês do Doador com a campanha ‘Sua Doação Toca o Coração’, em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro. Em função disso, todas as unidades da Hemoba estão desenvolvendo diversas ações em homenagem aos doadores até o fim deste mês. A música entra como destaque nas programações, com o claro objetivo de proporcionar uma experiência leve e agradável dentro do ambiente de coleta.

PARA DOAR

Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e as pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos. Além disso, o voluntário deve portar documento oficial com foto, deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Ascom/Hemoba