Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Hemoba e Osba homenageiam doadores regulares com concerto

E-mail Imprimir PDF

Quando o webdesingner e influenciador digital Jefferson chegou √† sede da Funda√ß√£o de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), imaginava que seria apenas uma doa√ß√£o de sangue como todas as outras, que faz regularmente. Tudo come√ßou a mudar quando o flautista Tota Portela, da Orquestra Sinf√īnica da Bahia (Osba), que tamb√©m √© doador de sangue, apareceu tocando Carinhosos, de Pixinguinha e Jo√£o de Barro, com um presente especial para Jefferson: um convite para um concerto da Osba, √†s 19h desta quinta-feira (29), no Teatro Castro Alves. A a√ß√£o faz parte da parceria da Osba na campanha ‚ÄėSua doa√ß√£o toca o Cora√ß√£o‚Äô, em comemora√ß√£o ao m√™s do doador. O Dia Nacional do Doador de Sangue √© celebrado em 25 de novembro.

Jefferson Finatti, de 26 anos, é um dos doadores contemplados com o convite para o espetáculo da Osba. Doador há quatro anos, junto com sua namorada, Isabela Salles, divulga isso nas páginas das redes sociais do casal. Hoje eles são verdadeiros captadores de bolsas de sangue, motivando amigos e seguidores.

‚ÄúAjudar a quem precisa √© algo que a gente faz sem esperar nada em troca. Ao doar sangue, eu me emociono sabendo que posso estar ajudando a salvar vidas. Sou doador de sangue h√° 4 anos, regularmente‚ÄĚ, conta.

A Youtuber Isabela Salles, namorada de Jefferson, v√™ como a influ√™ncia na internet pode captar novos doadores. ‚ÄúEu fui motivada por ele a fazer a primeira doa√ß√£o. Eu tinha medo, mas ao ver a import√Ęncia de fazer essa doa√ß√£o, isso veio como um ‚Äėestalo‚Äô, de que isso precisava ser divulgado. Quando a gente fala sobre doa√ß√£o de sangue nos nossos v√≠deos, a gente desmistifica muita coisa, e acaba motivando outras pessoas‚ÄĚ.

O solista do concerto da Osba na noite desta quinta-feira (29), o flautista Tota Portela, se v√™ como respons√°vel por motivar a popula√ß√£o a soar sangue. ‚ÄúA gente que tem uma visibilidade maior na sociedade, tem essa responsabilidade. Hoje eu me apresento, converso com a plat√©ia. √Č uma coisa de responsabilidade mesmo‚ÄĚ, afirma.

Na programa√ß√£o da campanha, a m√ļsica teve destaque, com o objetivo de proporcionar uma experi√™ncia leve e agrad√°vel dentro do ambiente de coleta. Em parceria com a Osba, a Hemoba contou com as apresenta√ß√Ķes das Cameratas Opus Lumen e Quadro Solar. O Coral da Lacen, o Coral da CAR, Bonanno Chaz, Al√™ Santana e Adler Rabelo fizeram tamb√©m parte da programa√ß√£o de apresenta√ß√Ķes da semana de homenagens ao doador.

Para doar

Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um respons√°vel legal e as pessoas com mais de 60 anos s√≥ poder√£o doar caso j√° tenham realizado uma doa√ß√£o antes dos 60 anos. Al√©m disso, o volunt√°rio deve portar documento oficial com foto, deve estar em boas condi√ß√Ķes de sa√ļde, pesar acima de 50 quilos, sendo necess√°rio estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

A m√©dica da Hemoba, Ira√≠ldes Santana, reconhece a import√Ęncia da doa√ß√£o. ‚ÄúEsse √© um momento √≠mpar, queremos agradecer a todos os doadores que nos ajudaram durante este ano, a salvar vidas. Uma doa√ß√£o pode atender at√© quatro pacientes diferentes, a depender da necessidade do paciente‚ÄĚ, afirma.

Concerto da Osba

Integrando mais uma edi√ß√£o da S√©rie Jorge Amado, a Osba apresenta a 4¬™ e √ļltima edi√ß√£o do ‚ÄėCiclo Schumann‚Äô. A reg√™ncia fica por conta do maestro mexicano Enrique Diemecke, convidado da Osba nesta edi√ß√£o. A ‚ÄėSinfonia n¬ļ 3 em Mi Bemol Maior Op. 97‚Äô de Schumann foi composta em 1850, ano que ficou marcado como um dos mais produtivos da carreira do compositor. Nesta obra, Schumann passeia pelas quest√Ķes subjetivas e objetivas que permearam em seu mundo interior e exterior, influenciado, principalmente, pelo contexto pol√≠tico da √©poca.

Al√©m do destaque para a obra de Robert Schumann (1810-1856), o programa foi composto pelas pe√ßas ‚ÄėA Festa da Canabrava‚Äô, do baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989), e ainda ‚ÄėConcerto para flauta em R√© maior, Op.283‚Äô, do alem√£o Carl Reinecke (1824-1910), com o solo do m√ļsico Ant√īnio Carlos Portela, mais conhecido como ‚ÄúTota‚ÄĚ, assistente do naipe de flautas da Osba.

Fonte: Secom

Repórter: Raul Rodrigues