Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Hemoba de Feira de Santana intensifica sensibilização de candidatos à doação de sangue

E-mail Imprimir PDF

Com a unidade móvel instalada no Núcleo Regional de Saúde, Feira de Santana se prepara para mais uma semana de muita movimentação em busca da manutenção dos estoques de sangue do município. De 10 a 15 de dezembro (segunda-feira a sábado), das 8h às 17h, a equipe da Fundação Hemoba vai intensificar as abordagens de sensibilização da população, incluindo o desenvolvimento de ações de captação de doadores em unidades hospitalares.

As transfusões de sangue fazem a diferença na vida de centenas de pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população de um país deve ser doadora. No Brasil, o percentual de doadores está em torno de 1,9%, muito abaixo do que é considerado ideal. Essa realidade não é diferente quando se trata do Estado da Bahia, que opera com cerca de 1,4% de voluntários.

O sangue não pode ser fabricado e nem substituído. As doações voluntárias regulares são indispensáveis para a manutenção de milhares atendimentos, sejam eles de urgência, emergência ou eletivos. É diante deste contexto que a unidade de coleta da segunda maior cidade do estado da Bahia convoca os interessados para doar sangue e ajudar a salvar muitas vidas.

ROTEIRO HEMÓVEL

  • FEIRA DE SANTANA - BA

Onde: Núcleo Regional de Saúde
Quando: 10 a 15 de dezembro (segunda a sábado)
Funcionamento: 8h às 17h

Obs.: Nos dias de atendimento, o Hemóvel precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

PARA DOAR

Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e as pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos. Além disso, o voluntário deve portar documento oficial com foto, deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Ascom/Hemoba