Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Mobilizar candidatos para doação de sangue será critério de avaliação no concurso de Rei Momo em Salvador

E-mail Imprimir PDF

A eleição para Rei Momo do carnaval de Salvador neste ano vem com uma novidade. A Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia firmou uma parceria solidária com a Fundação Hemoba para motivar a festa da alegria se tornar em um festejo de solidariedade. Neste ano, os candidatos do concurso estão sendo motivados a conscientizar pessoas a irem até uma unidade da Hemoba com o intuito de doar sangue e/ou medula óssea.  De acordo com o regulamento, cada interessado ao posto de Rei Momo que conseguir encaminhar dez voluntários ganha cinco pontos para o concurso.

Na próxima segunda (28), os concorrentes ao trono e o atual rei André Luís Almeida, estarão na sede da Fundação Hemoba para assistirem uma palestra informativa sobre a doação e receberem um kit para divulgação. O diretor da fundação Fernando Araújo ressalta que os voluntários mobilizados deveram ir a uma unidade e informar na entrevista da doação o nome do candidato a Rei Momo até o dia 12 de fevereiro. “Os doadores devem procurar o ponto de coleta da Hemoba mais próximo, na capital ou interior, e passar por toda avaliação para saber se está apto ou não para doação. Independente do resultado, o voluntário que prestar o ato de solidariedade será cadastrado e enviado para a organização do concurso para gerar a pontuação. Esperamos com a iniciativa da Federação Carnavalesca elevar o número de doação e melhorar os índices do banco de sangue que se encontra abaixo da média anual”, explica o diretor.

Segundo Reginaldo dos Santos, coordenador do concurso, praticar ações sociais, com o olhar para as necessidades da sociedade é um ponto importante que todo representante do carnaval deve ter. “Um rei precisa de sensibilidade e atuar para mudar o contexto social, por isso, surgiu à ideia de trazer para o concurso elementos que evidenciem isso, como a doação de sangue e a arrecadação de alimentos e produtos de higiene para instituições de caridade em Salvador”, afirma.

O concurso teve suas inscrições abertas até o dia 20 de janeiro. Na segunda fase, os inscritos passam por diversas avaliações até chegarem na etapa final, que acontece no dia 16 de fevereiro no Clube dos Fantoches, às 20h, onde será eleito o grande rei da festa e dois suplentes.

 

Na imagem: Atual rei momo André Luís Almeida | Foto: Betto Júnior/CORREIO