Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Alunos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizam projeto no Sabadão Solidário

E-mail Imprimir PDF

O Sabadão Solidário realizado no Hemocentro Coordenador da Fundação Hemoba teve na última edição (24/08) um parceiro que sempre traz bons frutos em suas atividades. Através do projeto “Ser Bahiana é ter Saúde nas Veias”, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou com 225 calouros dos cursos de enfermagem, medicina, fisioterapia, odontologia, psicologia, biomedicina e educação física uma ação que envolveu palestras e exposições de procedimentos para os alunos se sensibilizaram com a causa da doação de sangue e se familiarizarem com tema da hemoterapia.

Para o médico e professor de medicina Rinaldo Barros, o principal objetivo do projeto criado em 2015 é sensibilizar e humanizar o profissional de saúde em causas sociais. “Fazemos questão de trazer os alunos no hemocentro. Eles precisam desde cedo compreender que existe um local para atender a demanda de hemoterapia do estado, que necessita do apoio de todos. Para ajudar, o aluno deve sair da sua zona de conforto e vir até aqui. É necessário para um profissional de saúde estar naturalizada a consciência que ele precisa ajudar o próximo e ir até onde a pessoa está precisando”. Enfatizou o professor, que é um dos coordenadores do projeto.

A estudante Malu Ribeiro, de 20 anos, atualmente no 5º semestre de medicina, é uma das pessoas que se sentiram tocadas pelo projeto. Além de doar sangue regularmente, a aluna auxilia os colegas recém-chegados na missão social e ajuda a sensibilizar o futuro profissional com a causa da doação de sangue. “O projeto traz uma conscientização para nós alunos logo no começo do curso. No momento que estamos aqui, lembramos do real motivo de termos escolhido um curso na área de saúde: ajudar as pessoas. Essa experiência proporciona um sentimento inigualável de gratidão por estar fazendo algo que parece ser tão pequeno pra quem doa, mas que significa muito para quem recebe. Sempre que venho na Hemoba, saiu com o coração leve e feliz”.