Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Professora doadora de sangue e medula comemora aniversário com alunos na Fundação Hemoba

E-mail Imprimir PDF

 

Na semana em que comemora o dia internacional do doador de medula óssea, a Fundação Hemoba recebeu nesta quinta (18), uma aniversariante especial que comemorou pelo terceiro ano consecutivo o aniversário na instituição com amigos, parentes e alunos. Além de doar sangue há 22 anos, a enfermeira e professora, Claudenice Ferreira se cadastrou em 2012 como doadora de medula, sendo convocada após dois anos para salvar uma vida através do transplante.

A relação de amor com a causa é tão intensa que ela é categórica ao afirmar: Meu melhor presente é ver um aluno doando sangue e praticando atos de ajuda ao próximo. “Sinto ao doar sangue e com a mobilização de pessoas que estarei ajudando os outros. Sou enfermeira e minha profissão é pautada no cuidar, tendo como foco a melhora do paciente. Essa motivação é contínua, pois enquanto humana acredito em ações pensadas no bem comum, no movimento do universo que nos solicita mais amor e solidariedade uns com os outros”. Disse Claudenice.

Com a visita de aproximadamente 150 alunos Centro Universitário Jorge Amado, a professora trouxe para a vivência dos futuros profissionais de saúde o contato com a hemoterapia. Os estudantes foram recebidos pela instituição com uma roda de conversa sobre o tema, sendo que 66 se candidataram para doar sangue e/ou medula óssea.

Para Lorena Pereira da Silva Santos, estudante do 5º semestre de fisioterapia, a iniciativa da aniversariante é um exemplo inspirador. “Fui convidada pela professora e com certeza não pensei duas vezes. É uma ação linda e solidária que me faz sair daqui como com a sensação de ter contribuído com a causa. Acredito que essa atitude deve ser feita por mais pessoas para que os bancos de sangue nunca fiquem vazios e mais vidas sejam salvas”. Relatou a estudante.

Vale lembrar que doar sangue e se cadastrar como doador de medula óssea são atos simples, seguros e rápidos. Os voluntários que estiverem bem de saúde, devem comparecer a unidade da Hemoba mais próxima (veja aqui), com um documento oficial com foto e estar pesando mais de 50kg. É importante estar descansado, alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas nem ter fumado por pelo menos 2h.