Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Fundação Hemoba marca presença no Festival Literário Nacional, em Cajazeiras

E-mail Imprimir PDF

Com o objetivo de disseminar a cultura da doação de sangue, a Fundação Hemoba marca presença no Festival Literário Nacional (Flin), que acontece de 12 a 15 de novembro, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. No stand da Hemoba, é possível receber orientações sobre os critérios para doação de sangue e informações sobre o cadastro de medula óssea.

Para o diretor da Fundação, Fernando Araújo, participar deste evento se configura como uma oportunidade de divulgar e fortalecer a unidade de coleta que funciona no SAC Cajazeiras, além de disseminar a cultura da doação de sangue para o público mais jovem. “O festival tem uma amplitude nacional e representa uma possibilidade ímpar de divulgar, através da arte, a causa da doação de sangue e sensibilizar estudantes da rede estadual de ensino, assim como a população de um dos bairros mais habitados da América Latina.” Analisou o diretor.

Hemoba no SAC Cajazeiras

Inaugurado em 22 de fevereiro de 2016, a unidade de coleta de Cajazeiras, localizada no SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão do próprio bairro, já atendeu mais de 14 mil candidatos à doação de sangue e coletou mais de nove mil bolsas. O local tem uma capacidade para  500 coletas por mês e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Sobre a Flin

O Festival  é um projeto do Governo do Estado da Bahia, executado pela  Secretaria de Cultura e coordenado pela Fundação Pedro Calmon. O Flin também conta com a parceria das secretarias de Administração; Comunicação; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Políticas para as Mulheres; Promoção da Igualdade Social; Ciência, Tecnologia e Inovação e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social .Confira a programação e mais informações em: www.flin.ba.gov.br