Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Doação de Sangue é tema de palestra no município de Itambé

E-mail Imprimir PDF

Na última sexta-feira (29), o Clube da Fraternidade de Itambé promoveu uma palestra na Câmara de Vereadores do município, com a assistente Social da Fundação Hemoba, Maísa Magalhães. A profissional que atua na unidade de Vitória da Conquista ressaltou sobre a importância da doação de sangue, como realizar a captação de doadores, requisitos para doação e cadastro de medula óssea. O momento contou com a participação de estudantes, professores, representantes da Loja Maçônica e poder público municipal.

“Levar a causa da doação de sangue é muito gratificante e a população de Itambé respondeu positivamente a ação. Inicialmente, o Clube de Fraternidade distribuiu um material informativo na cidade, mostrando a importância do ato solidário e realizamos entrevistas em rádios locais para debatermos o tema. Ficamos felizes com o resultado e saio do município com a esperança de ter semeado um pouco em cada um a vontade de praticar este ato tão importante que salva diariamente muitas vidas”. Declarou a assistente social.

A presidente do Clube da Fraternidade, Sandra Lima, avaliou o encontro de forma positiva e afirma que pretende aumentar a parceria para incentivar cada vez mais doadores. “Estamos trabalhando para despertar ainda mais o sentimento de solidariedade em nosso município. Queremos com esta iniciativa, estreitar os laços com a Fundação Hemoba e promover outras ações para contribuir com os estoques de sangue do estado”. Disse Sandra Lima

Onde Doar: Os interessados em fazer a doação de sangue e/ou se cadastrar como doador de medula óssea, devem comparecer a unidade das 25 unidades da Hemoba espalhadas no estado (ver aqui: http://bit.ly/doarsangueba). O local mais próximo de Itambé, fica  localizado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. É preciso estar bem de saúde, pesar mais que 50kg e apresentar um documento oficial com foto.