Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro e da Hemoba incentivam campanha de Doação de Sangue

E-mail Imprimir PDF

Profissionais da Comissão de Humanização e Serviço Social do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) e da Hemoba deram início nesta sexta-feira, 14, uma campanha de incentivo à doação de sangue onde convoca os doadores da região para doar sangue e ajudar a reforçar os estoques para o atendimento de possíveis demandas transfusionais de emergência.

A campanha tem por objetivo ainda aumentar o estoque de bolsas de sangue da unidade para atender à demanda transfusional dos hospitais públicos de Juazeiro e de outros municípios, além de estimular a reflexão para a importância da doação voluntária, altruísta, espontânea e habitual.

Nilson Santos, assistente social do HRJ, informou que durante a ação foram abordados os critérios para doação de sangue, quais fatores que influenciam a inaptidão temporária e inaptidão definitiva. Além disso, foi feito o convite para a multiplicação das informações e a altruísmo na doação de sangue. “O ato de doar sangue é um ato nobre porque pessoas nesse exato momento estão precisando e podemos salvar muitas vidas”, afirmou o assistente social.

Simplicia Andrade França, farmacêutica e bioquímica destacou a importância da campanha e agradeceu a todos os envolvidos. “A Hemoba agradece o empenho do HRJ em contribuir com o aumento da captação de doadores, principalmente no momento em que o estoque de bolsas esta crítico na nossa UCTA e a campanha é essencial porque é de conscientização sobre o abastecimento de sangue se faz necessária para garantir a segurança do atendimento do município e de mais nove cidades vizinhas que são atendidas pela Hemoba”.

Os doadores podem se dirigir à UCT localizada na rua Joaquim Bispo dos Santos, S/N, bairro Santo Antônio, ao lado do HRJ, telefone: (74) 3611-7532. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Ascom Sesab / HRJ