Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Hemocentro Regional de Barreiras realiza Sabadão Solidário por hora marcada para abastecimento dos estoques de sangue durante a pandemia

E-mail Imprimir PDF

Hemocentro Regional de Barreiras realiza Sabadão Solidário por hora marcada para abastecimento dos estoques de sangue durante a pandemia

 

O Sabadão Solidário do Hemocentro Regional de Barreiras, que acontece neste sábado (1º), será também de reverência à cultura popular do oeste baiano. Na data, marcada pelo dia do capoeirista, o grupo de capoeira local Sangue Bom fará uma doação coletiva protagonizada por eles, seus familiares e amigos no posto de coleta, no bairro de Barreirinhas.

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOV BA


A baixa de estoque dos hemocentros públicos do estado afetou, especialmente, cidades do interior, que neste momento dependem do transporte de Salvador para abastecimento de sangue. A enfermeira e responsável administrativa do Hemocentro de Barreiras Dulce Rodrigues explica que seus estoques mais críticos são para os tipos de sangue A+, B-, O+ e O-.

“Acompanhamos os estoques diariamente e temos desenvolvido estratégias durante a pandemia para que não falte sangue. Todo atendimento na unidade de Barreiras, por exemplo, ocorre por agendamento para garantir mais segurança aos doadores, além das parcerias com grupos e instituições locais”, disse.

O horário de funcionamento neste sábado será das 8h às 12h. Nos demais dias, a unidade segue funcionando das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Os candidatos à doação devem entrar em contato através do número (77) 3613-3799 ou do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para realização do agendamento.

Recomendações

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 

 

Ascom/Hemoba