Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Unidades da Hemoba alteram horário de funcionamento para atender restrições sanitárias

E-mail Imprimir PDF

O aumento de casos e de internamentos pela Covid-19 na Bahia e a instituição do toque de recolher para redução dos impactos da doença, alterou também o horário de funcionamento das unidades da Hemoba que funcionam após às 17h, caso das unidades de Salvador.

Do dia 22 a 28 de fevereiro, período em que valerá medida do Governo do Estado, as unidades de coleta do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping passam a funcionar de segunda a sábado, das 11h às 16h; a unidade do Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h; a unidade do Hospital Irmã Dulce (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h; e na sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.

Apesar da necessidade de isolamento, o diretor geral da Hemoba Fernando Araújo, faz um alerta para alta necessidade de sangue neste momento de avanço da pandemia em todo o estado. “Pedimos que os nossos voluntários venham doar sangue mais cedo. Funcionaremos em horários especiais, seguindo com os protocolos sanitários para garantir que tenhamos sangue para quem precisa e segurança para os nossos doadores”.

No momento a Fundação Hemoba precisa da colaboração de todos para melhorar os níveis dos estoques de sangue. Em fevereiro, a queda chegou a quase 50% em relação a janeiro de 2020. No fluxo oposto, a demanda transfusional cresceu nos últimos meses para urgências e emergências, situações de agravamento pela Covid-19 e para cirurgias eletivas, que voltaram a ser atendidas.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

As doações acontecem por demanda espontânea, mas também podem ser agendadas pelo site www.hemoba.ba.gov.br, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone da unidade do município. Em Salvador, as marcações podem ser feitas através do número: (71) 3116-5643.

Texto: Ascom Hemoba.
Foto: Camila Souza/GOV BA.