Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Saíba quais as doenças transmitidas através do sangue

E-mail Imprimir PDF

A transfusão sanguínea é um processo que, mesmo realizado dentro das normas técnicas preconizadas, envolve risco sanitário com a ocorrência potencial de incidentes transfusionais, relacionados às doenças infecciosas e parasitárias. As Doenças mais comuns transmitidas pelo sangue são:

Hepatite B e C - São doenças causadas por vírus que contaminam o fígado, provocando uma inflamação crônica ou aguda. Os principais sintomas são dores abdominais, febre (37ºC a 39ºC), icterícia (olhos e pele amarelados) e urina escura.

AIDS - Transmitida pelo vírus HIV, que ataca as células de defesa do organismo. Os portadores deste vírus ficam mais expostos a inúmeras doenças infecciosas que, em muitos casos, levam à morte.

Sífilis - É uma doença infecciosa, o período de incubação (tempo que a bactéria leva para aparecer) é de 2 a 3 semanas após o contágio. É caracterizada pelo surgimento de feridas nos órgãos genitais (do homem ou da mulher).

Malária - É uma doença parasitária, transmitida pela picada do mosquito Anopheles e o período de incubação da malária varia de 8 a 16 dias. Os principais sintomas da malária são febre, calafrios e dor de cabeça, que acontecem quase sempre juntos e no mesmo horário e em dias seguidos.

Doença de Chagas - É uma doença parasitária, transmitida pelo inseto conhecido como Barbeiro ou Chupança, muitas vezes a pessoa portadora do parasita não apresenta nenhum sintoma e pode atingir o coração e órgãos do aparelho digestivo, comprometendo o funcionamento destes órgãos.

HTLV (I e II) - É um vírus que ataca células de defesa do organismo, quando adquirido pode permanece no organismo por um longo período sem causar nenhum sintoma de doença.

Apesar do sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica (tempo em que o organismo infectado leva para produzir anticorpos que possam ser detectados através de exames) em que um doador contaminado por um determinado vírus pode transmitir a doença através do seu sangue e os testes realizados em uma bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus da hepatite C e B, HIV e HTLV I/II. Por essa razão, todo candidato a doação deve ser honesto no questionário realizado durante a entrevista clínica e não doar sangue se tiver dúvidas. Isto porque você pode transmitir alguma dessas doenças.

DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.

Ascom da Hemoba