Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Notícias

Plano Estadual de Saúde prevê expansão de serviços de Hematologia e Hemoterapia na Bahia

E-mail Imprimir PDF

Potencializar a atenção Hematológica e Hemoterápica à população da Bahia. Esta é uma das metas do Plano Estadual de Saúde 2020/2023, que foi aprovado, nesta sexta-feira (6), por unanimidade no Conselho Estadual de Saúde (CES), durante a 267ª Reunião Ordinária, na Escola Estadual de Saúde Pública. O Plano, elaborado pela Rede de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) e coordenado pela Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), foi apresentado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acompanhado pela subsecretária, Tereza Paim.

O diretor geral da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Fernando Araújo, explica como pretende alcançar este objetivo. “Nossa intenção é expandir a estrutura da rede pública estadual de Hematologia e Hemoterapia, ampliar o número de bolsas de hemocomponentes produzidos e ampliar o número de procedimentos e atendimentos ambulatoriais realizados em todas as unidades da Hemorrede Pública Estadual”, relata o diretor.

Para André Gomes, membro do Conselho Estadual de Saúde (CES) e coordenador da Associação Baiana das Pessoas com Doenças Falciformes (ABADFAL), a aprovação do plano pelo Controle Social reflete a participação da comunidade no SUS. “Para nós é muito importante, mostra que a gestão está dando ênfase à questão da hematologia. A doença falciforme é uma doença centenária, que historicamente teve pouca assistência. Para nós da associação, que temos pleiteado ações efetivas e políticas públicas para essas pessoas, é um marco muito grande", afirmou conselheiro.

O Plano Estadual de Saúde também tem como metas o aperfeiçoamento das ações de vigilância, proteção, promoção e prevenção em saúde nos territórios e em todos os níveis de atenção; o fortalecimento da Atenção Básica de forma integrada e resolutiva; a valorização do trabalho e do trabalhador no SUS-BA; o aprimoramento da Gestão Estratégica em Saúde, ampliação dos canais de comunicação com a sociedade; exercício do controle social e  aprimoramento da Gestão Estratégica em Saúde.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Pagina 1 de 927