Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Notícias

Hemoba em Ação: estará em Mussurunga e em frente ao Iguatemi

E-mail Imprimir PDF

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, (Hemoba) lança a partir do dia 03/06 (terça-Feira), mais uma etapa do Programa Hemoba em Ação em Salvador. O evento que já passou pelo CAB e semana passada foi ao interior do estado, na cidade de Feira de Santana, tem sido um verdadeiro sucesso por onde passa. Agora o Hemoba em Ação retorna a Salvador para atender os moradores do bairro de Mussurunga e da Praça Newton Rique  - Em frente ao Shopping Iguatemi - de 03 a 06 de junho.

Em  Mussurunga a Fundação estará atendendo na rotatória do setor C, no Centro Social Urbano, das 08 às 17 horas, esperando a visita de todo povo do bairro. Mussurunga é um bairro localizado na região da avenida Paralela, uma das principais vias públicas da cidade. Tem os bairros de Alphaville 2, da Paz, Itapuã, Jardim das Margaridas, Piatã, Praia do Flamengo, São Cristóvão e Stella Maris como seus vizinhos.

Já na Praça Newton Rique (Em frente ao Shopping Iguatemi), o Hemóvel estará aberto ao público das 08 às 17 horas. O objetivo da ação é de convocar toda população para doar e aumentar o estoque de sangue das unidades de coleta em todo estado. Incentivando assim a prática da caridade e do amor ao próximo.

Com apoio do Governo do Estado, o programa é uma iniciativa da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, em parceria com o CAB e a Central de Transplantes da Bahia.

 

Sobre a doação

A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes. Estima-se que de cada 10 pacientes internados pelo menos um necessitará de sangue.

A Organização Mundial de Saúde estima que para termos estoques satisfatórios sejam necessários pelo menos 3% da população doando sangue de forma regular. No Brasil, dados do Ministério da Saúde demonstram que 1,7% da população é doadora. Na Bahia, esse número é 1% e predominam doadores de reposição, ou seja, estão doando porque algum parente ou amigo próximo está necessitando.

No nosso estado, a missão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia Hemoba, é coordenar a política de sangue no estado, assegurando o fornecimento de sangue para todos os hospitais da rede pública. Temos 24 unidades espalhadas em diferentes cidades do estado e para atingirmos a nossa missão, temos que ter a matéria prima necessária – o sangue do doador.

Ao longo dos últimos anos, temos enfrentado uma diminuição paulatina no número de doadores voluntários, que são à base de todo o sistema de doação de sangue. Atingir um número de 100% de doadores voluntários é uma tarefa imensa e desejada por todos os serviços de sangue do país, inclusive o nosso, para que possamos assegurar segurança e tranquilidade para todos os pacientes.

Torna-se necessário para isso, a criação e o fortalecimento de parecerias com todos os segmentos da sociedade que possam ajudar, na difusão de informação, no comprometimento com a causa, e principalmente com o aumento no número de doações.

Um dos objetivos da campanha é motivar o doador voluntário de sangue para o nosso estado, nossa cidade, a nossa instituição e principalmente para cada paciente internado que necessita de sangue tipo “o seu”. As condições básicas para doar sangue incluem boa saúde, portar documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais.

Portanto, o programa Hemoba em Ação mobilizara toda sociedade para fazer o coração de alguém bater mais forte. Doando sangue e ajudando a salvar vidas. Mais informações acesse o site institucional da Fundação no endereço,www.hemoba.ba.gov.br.

 

Roteiro Hemóvel

Durante os dias de atendimento, o Hemóvel funcionará das 8h às 17h, exceto no dia 12 de junho, quando será de 8h às 12h.

20 a 23 de maio – Assembleia Legislativa, Centro Administrativo, Salvador.

27 a 30 de maio – Estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana.

03 a 06 de junho – Praça do setor de C de Mussurunga, Salvador / Praça Newton Rique.

10 e 11 de junho – Praça da Feirinha de Cajazeira X, Salvador / Praça Newton Rique.

 

ASCOM - HEMOBA

 
<< Início < Anterior 931 932 933 934 935 936 937 938 939 940 Próximo > Fim >>

Pagina 940 de 1025