Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

Últimas Notícias

Notícias

Metas para o combate à AIDS em 2013 e PPP são discutidas no CES

E-mail Imprimir PDF

A Programação de Ações e Metas (PAM) 2013 DST/Aids foi apresentado na 195ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES), na tarde desta quinta-feira (21), na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), pela diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado (Divep), Maria Aparecida Araújo. Segundo a diretora, o PAM é um instrumento de programação anual para o combate à doença, elaborada pelo gestor de saúde, em parceria com instituições governamentais e não governamentais, e aprovada pelo Conselho de Saúde.

Maria aparecida afirma que o sistema de monitoramento através do PAM é feito por metas, execução financeira, cumprimento das pactuações para aquisição de medicamentos e preservativos e indicadores de ações de controle do HIV/Aids e DST. “Um dos eixos prioritários das metas é a oferta de preservativos e insumos para ações de prevenção e promoção de práticas sexuais”, explicou a diretora.


PPP Couto do Hospital Couto Maia


Na reunião do CES, a superintendente de Atenção Integral à Saúde, Giselia Santana, fez uma apresentação sobre a parceria Público Privado (PPP) que será adotada no Instituto Couto Maia, unidade que será construída na área onde está instalado o Hospital Dom Rodrigo de Menezes com propostas de melhoria para os serviços das duas unidades.

Em sua exposição, a superintendente falou do histórico das unidades. “O Couto Maia é referência estadual em doenças infectocontagiosas, foi fundada em 1853, como Hospital de Isolamento de Monte Serrat, para assistir pacientes com febre amarela Já o Dom Rodrigues tem mais de 60 anos de existência e foi por muito tempo denominado de leprosário”.

“Hoje nos temos um plano de expansão de rede. Com a PPP do Couto Maia acontecerá uma ampliação, em especial para o tratamento de doenças infectocontagiosas. A PPP do Couto Maia é um ato de coragem da atual gestão”, afirmou Gisélia Santana. O novo Couto Mais vai incorporar novas tecnologias, a exemplo do setor de imagem, e como estrutura física adequada às necessidades atuais dos dois hospitais.

Na reunião, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, falou do modelo PPP, por meio da experiência com o Hospital do Subúrbio (HS), que hoje é destaque internacional. “O projeto do HS foi escolhido entre os 10 melhores projetos de saúde do mundo, pela KPMG”, disse o secretário.


I.P./DRT. 2697/Ba
CES/ces fevereiro 2013

 
<< Início < Anterior 281 282 283 284 285 286 287 Próximo > Fim >>

Pagina 284 de 287