Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Bahia - CESMuBahia

E-mail Imprimir PDF

Em maio desse ano o Conselho Nacional de Saúde convocou a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, prevista para acontecer no segundo semestre de 2017. A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986, e após 30 anos retoma as discussões e reúne as mulheres para pensar a política nacional de saúde.

Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a conferência terá como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Bahia (CESMuBahia) é uma etapa da 2ª Conferência Nacional e acontece em julho, em data e local a ser definido. A expectativa do Conselho Estadual de Saúde - Bahia (CES) é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no #SUS para a saúde das mulheres.

Conferências - Etapa Macrorregional

As Conferências Macrorregionais têm por objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador e elaborar propostas para o fortalecimento das ações de implementação da Política Nacional e Estadual de Atenção Integral da Saúde das Mulheres.

Para cada Etapa Macrorregional será criada uma comissão organizadora local composta por um membro da Comissão Organizadora Estadual, um membro da Comissão de Comunicação e Mobilização Estadual e um membro da Comissão de Relatoria Estadual, representantes dos Núcleos Regionais de Saúde, membros do COSEMS, Conselhos Municipais de Saúde, Movimentos Sociais entre outros, vinculada à Comissão Organizadora Estadual.

Participe, procure seu Conselho Municipal de Saúde, se informe sobre as etapas municipais e conferências livres!

Acesse: