Seminário Controle Social na Saúde e Financiamento do SUS EAD

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e o Conselho Nacional de Saúde promoveram a segunda edição do "Seminário Controle Social na Saúde: Financiamento do SUS". A iniciativa visou fortalecer o controle social por meio da formação de conselheiros estaduais de saúde de todo o Brasil, em temas de orçamento e financiamento do SUS, controle (interno e externo), para ter uma transparência pública e participação social. O evento começou em abril de 2017, abrangendo todo território nacional e no Distrito Federal, em Salvador ocorreu em Outubro e teve a presença dos Conselheiros Estaduais de Saúde.

Desde seminário supracitado nasceu um projeto para disseminar este conhecimento sobre o controle social, desenvolvido pela CGU de Minas em parceria com a Universidade de Minas, construíram um curso a Distância, online, de Formação em Orçamento e Financiamento do SUS para Conselheiros de Saúde. Na última terça-feira dia 26 de Junho de 2018, foi realizada uma videoconferência, para apresentar este projeto, ocorreu na sala de videoconferência da Controladoria Regional da União no Estado da Bahia na sede estatual, localizado na Avenida Frederico Pontes, no bairro do Comércio em Salvador-Bahia. Estiveram presentes membros do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Calliga, representante da Mesa Diretora, Conselheira Ângela, Arão Capinam, Secretário Executivo e o senhor Romualdo Santos, representante da Controladoria Regional da União do Estado da Bahia.

A videoconferência foi conduzida pela senhora Maria Moura, representante da CGU de Brasília, a senhora Lourdes Cabral Piantino, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Brasília e a senhora Leice Garcia, representante da CGU de Minas Gerais. Além do Conselho Estadual da Bahia, outros Estados brasileiros participaram, como: Pernambuco, Sergipe, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Maranhão, Rio grande do Norte, Goiais, Santa Catarina, Amapá, São Paulo e Brasília, em cada estado havia um representante dos seus Conselhos.

CES/BA