Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

Últimas Notícias

III Mostra de Educação Popular em Saúde de Salvador

E-mail Imprimir PDF

O Programa de Qualificação em Educação Popular (EDPOPSUS) foi criado com o objetivo de realizar cursos de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O curso é de modalidade presencial voltado para agentes de saúde e lideres comunitários das comunidades da cidade de Salvador, para refletir criticamente sobre seu próprio trabalho em saúde a partir dos princípios, lógicas e dando ferramentas da Educação Popular em Saúde.

No dia 28 de junho de 2018 finalizou a terceira turma e para o fechamento foi realizado a III Mostra de Educação Popular em Saúde de Salvador, o evento aconteceu na Escola de Saúde Pública da Bahia, Professor Jorge Novis, localizado na Avenida ACM, em Salvador-BA.

Músicas, danças, poesias, comidas, cultura, educação popular e saúde, foram as atrações que nortearam o evento. Se fez presente na composição da mesa Maria José Camarão, diretora da Escola Técnica de Saúde, Simone Leite, representando o Comitê Nacional Popular em Saúde de Aracaju, Luanda Lima, Coordenadora Nacional do EDPOPSUS, representando Arão Capinam, Secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde, a Senhora Poliana Teixeira, Assessora Técnica do CES, Roque Onorato Santos, Agente Comunitário de Saúde e colaborador do projeto, Josenice Simões, representando os Educadores, Conceição Arcanjo, Agente de Edemias de Lauro de Freitas.

Flávia Cabral, uma das Coordenadoras do Curso do EDPOPSUS, ela informou que o curso durou quatro meses e tem como objetivo de trazer e resgatar as práticas populares e o cuidado com a saúde e a cultura popular, salientou que este evento foi organizado exclusivamente pelos alunos, mostrando assim que o conhecimento adquirido durante o curso surgiu efeito nas praticas pedagógicas e completou que o curso foi ministrado em 14 municípios do interior da Bahia.

Poliana Teixeira, Assessora do Conselho Estadual de Saúde, salientou que o conselho está a disposição para ajudar na mediação e formação de agentes defensores do Sistema Único de Saúde e quaisquer dúvidas, denúncias podem ser protocoladas na SESAB que o conselho atuará juntamente com as comissões de acompanhamento dos Municípios, a frente destas informações sempre lutando por um SUS de qualidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação

CES/BA