Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

Últimas Notícias

Primeira Reunião da Comissão Organizadora da X CONFERES

E-mail Imprimir PDF

Foi realizado ontem dia 17 de dezembro, a primeira reunião com a comissão organizadora da 10ª CONFERES, após a publicação do decreto governamental de nº 18.658, com a Presença de Ricardo Luiz Dias Mendonça, Presidente do CES e os membros da comissão organizadora, composta por 16 Conselheiros (as) Estadual de Saúde. Compareceram o senhor Adenilson Viana Rangel, as senhoras Ivanilda Souza de Brito e Maria Helena Ramos Belos, o senhor Marcos Sampaio, as senhoras Maria Luiza Camara, Maria Helena Machado Santa Cecília, Marleide Castro, Maria Madalena Braga, Maria Angela da Mata e Patrícia Gonçalves Soares, o senhor Silvio Roberto dos Anjos e Silva e a senhora Tereza Deiró.

O regimento da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), com o tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS, foi homologado pela resolução CNS nº 594, de 09 de agosto de 2018. A partir daí ocorreram etapas preparatórias, em alguns estados brasileiros com os sub eixos, como: Saúde das Pessoas com Deficiência, Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia, Saúde Mental e Indígena, dentre outros.

Após convocação do decreto governamental de nº 18.658, de 31 de outubro de 2018, convocando as conferencias Estaduais e Municipais, o Conselho Estadual de Saúde, começou a fomentar a 10ª CONFERES da Bahia, e com a oficialização da assinatura do Excelentíssimo Rui Costa, Governador do Estado da Bahia, para a realização das conferências municipais no período de 02 de janeiro à 15 de abril de 2019 e 15 de abril à 15 de Junho de 2019 a Estadual. O CES definiu em sua reunião ordinária 255ª a data de 09 à 13 de junho de 2019 a realização da 10ª Conferência Estadual de Saúde.

Ontem na reunião foi feito a leitura e ajustes da minuto da resolução e o começo da construção do documento orientador da Estadual para ser encaminhado aos municípios que irão realizar suas conferências. O CES está disposto e disponível para ajudar e colaborar com os 417 municípios, com palestrantes, organização e orientação para realização das conferências municipais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

CES/BA