IV SIMPÓSIO DE SAÚDE COLETIVA DO SUL DA BAHIA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA

É com grande satisfação que a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio dos Programas de Pós-Graduação “Mestrado Profissional em Saúde da Família” (PROFSAÚDE/MPSF), convidam a toda a comunidade interna e externa para participarem do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA E DEMOCRACIA, IV Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia e I Mostra Científica PROFSAÚDE da Bahia, que será realizado de 26 a 29 de outubro de 2022, em Porto Seguro (BA), na modalidade virtual (online), gratuita e com certificação.

O evento internacional é fruto da parceria com o PPG PROFSAÚDE/MPSF em Rede Nacional, liderado pela Abrasco e Fiocruz; com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia – COSEMSBA; e com o Conselho Estadual de Saúde da Bahia – CES/BA. E conta com o apoio financeiro do PROFSAÚDE Nacional, da Pró-reitoria de Pesquisa e PósGraduação da UFSB (PROPPG), do Centro de Formação em Saúde da UFSB (CFS) e do COSEMS-BA.

O Tema Central “Formação Profissional, Acesso e Desigualdades em Saúde no Contexto Pós-pandêmico”, representa o alicerce do coletivo e sua atuação frente às desigualdades e em defesa da democracia e da saúde da família como prioridades na Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase nos desafios e na proteção social das populações vulneráveis, no fortalecimento da democracia e do direito à saúde pública para todos, com adequado financiamento público por parte do Estado. Nesse sentido, o evento internacional congrega quatro eixos temáticos para ampliar o debate: Saúde coletiva Iberoamericana, experiências e aprendizagens em educação em saúde; Desigualdades, vulnerabilidades e riscos em saúde; Redes formadoras e práticas colaborativas nas redes de atenção à saúde; e Financiamento, trabalhadores, usuários e acesso com equidade em saúde.

O I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia, tem por objetivo, promover o debate, reflexão e diálogo, assim como, o intercâmbio científico e produção de saberes para o fortalecimento da rede de educação e saúde coletiva em tempos atuais de pandemia e pós-pandemia, que repercutirão na qualificação profissional, na promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, e melhoria da assistência à saúde, a partir do diálogo entre a academia, profissionais e gestores de saúde, lideranças comunitárias, usuários da saúde e público em geral, tanto em âmbito nacional como internacional. Para tal, promoverá mesas redondas, conferências nacionais e internacionais, defesas de dissertação do Mestrado PROFSAÚDE/MPSF, submissão de trabalhos científicos, oficinas e minicursos, e terá como produto os Anais e a Coletânea (E-Book) do Evento com os temas principais e os resumos dos trabalhos apresentados.

Desse modo, reiteramos o convite e solicitamos a gentileza de ampliar a divulgação entre seus contatos internos e externos à instituição e nas redes sociais, para que o evento possa chegar a todos os cantos do nosso Brasil!

LINK do evento: https://sig.ufsb.edu.br/evento/saudeedemocracia

Atenciosamente,