Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

Últimas Notícias

Presidente do CNS participa de agendas com o Conselho Estadual de Saúde da Bahia

E-mail Imprimir PDF

 

O Conselho Estadual de Saúde da Bahia e o Conselho Nacional de Saúde, na representação dos seus presidentes, Marcos Sampaio e Fernando Pigatto, respectivamente, participaram nesta terça-feira (17), da Oficina para construção do Centro de Inteligência da gestão estadual do SUS.
Em seguida, marcaram presença na reunião para a discussão do Plano Diretor do ISC 2024-2028, no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC-UFBA) e para fechar as agendas da manhã, realizaram uma visita ao Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme – Rilza Valentim.

Pela tarde, foi realizada uma reunião no gabinete da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia para discutir sobre as pautas da 347ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde.

Durante a reunião foi levantada a importância de trazer o debate sobre "Racismo, Saúde da população negra e luta por um SUS antirracista", além das outraa temáticas que serão abordadas como as ações desenvolvidas no Projeto Participa +, as demandas da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental e os resultados do Projeto de Pesquisa da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, reforçou a importância dessa agenda como ponto de partida para potencializar as discuções acerca desse tema no controle social. "Para nós no CNS é uma alegria trazer para a Bahia a primeira RO descentralizada do CNS com essa pauta sobre a luta por um SUS antirracista."

Além deles também estiveram presentes a Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana; o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; representantes da Sepromi, Saúde da População Negra, membros do CES-BA, CNS e profissionais da Sesab.