Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

Últimas Notícias

Conselho Nacional de Saúde realiza primeira Reunião Ordinária descentralizada e marca com Ato Contra o Racismo Religioso

E-mail Imprimir PDF

Foi realizada nesta terça-feira (18), no auditório da Sesab, pela primeira vez de forma descentralizada, a 347ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde trazendo como pauta principal “Racismo, saúde da população negra e luta por um SUS antirracista”, sendo marcada com Ato Público da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e Renafro-BA Contra o Racismo Religioso.

Após o ato, representantes da Renafro entregaram aos presidentes dos Conselhos Estadual da Bahia e Nacional, e ao representante do Ministério da Saúde, Valcler Rangel, uma Carta Pública com pedidos já feitos pela Rede.


A mesa de abertura foi composta pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto; a membro da mesa diretora do CNS, Na Lucia Paduello; o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Sampaio; a Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana; e representando o Ministério da Saúde a assessora especial da Ministra, Lucia Souto.

A abertura da reunião foi marcada pelas homenagens ao conselheiro estadual de saúde, André Luis; à conselheira nacional de saúde, Marta Almeida; e outras pessoas que faleceram recentemente. Também foi apresentado um vídeo enviado pela ministra da saúde, Nísia Trindade, que anunciou o lançamento do novo Boletim epidemiológico da saúde da população negra.


Durante a reunião o presidente do CES-BA, Marcos Sampaio, aproveitou a oportunidade para entregar ao presidente do CNS o prêmio Construtores do SUS, prêmio este criando na 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia em referência às pessoas que contribuíram e reforçaram a luta pelo SUS.

Pela manhã, foram aprovadas as atas 345ª e 346ª ROs e a pauta da 347ª RO; foram levantadas as pautas do expediente e a discussão sobre as ações do Participa +. Já no turno da tarde, foi trazido o tema “Racismo, Saúde da População Negra e Anemia Falciforme em Debate: A luta por um SUS antirracista”.

O encontro tem como objetivo descentralizar as discussões das reuniões ordinárias do CNS para além do Distrito Federal e chegar a outros estados brasileiros. A reunião segue até amanhã (19), das 09h às 17h.