Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

Últimas Notícias

CES-BA aprova Plano Estadual de Saúde 2024 – 2027 e a Programação Anual de Saúde 2024

E-mail Imprimir PDF

O pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES) aprovou, na segunda-feira (18.12), durante a sua 301ª reunião ordinária (última do ano), o Plano Estadual de Saúde (PES) 2024 – 2027 e a Programação Anual de Saúde (PAS) 2024. Os dois documentos norteiam as ações da Secretária da Saúde do Estado (Sesab) para os próximos anos. O encontro aconteceu no auditório Lúcia Alencar, na sede da Sesab, e também contou a participação de conselheiros por videochamada.

O PES se constitui como o instrumento de gestão no qual está expressa a Política de Saúde do estado para um quadriênio, contendo as orientações para a implementação de todas as iniciativas de gestão do SUS, no âmbito do território baiano. O documento explicita os compromissos do governo para o setor saúde, as iniciativas estratégicas e as respectivas ações, tendo como alicerce a análise de situação de saúde, as necessidades da população e a capacidade de oferta dos serviços.

A PAS é um instrumento que operacionaliza as intenções expressas no PES e que tem por objetivo demonstrar anualmente as metas do respectivo Plano e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados. Para cumprir sua finalidade, a PAS contém a definição das ações que garantirão o alcance dos objetivos e cumprimento das metas do PES, a identificação dos indicadores que serão utilizados para o monitoramento da PAS e a previsão da alocação dos recursos orçamentários.

Ainda durante a reunião do CES, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, apresentou para os conselheiros como será feita a gestão do Hospital Ortopédico do Estado. A unidade, que será especializada em ortopedia e traumatologia, está nos ajustes finais e será inaugurada ainda no primeiro trimestre de 2024.