Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

Últimas Notícias

Notícias

Reunião do CES abre espaço para seminário sobre Saúde da Mulher

E-mail Imprimir PDF

Com o seminário que teve como tema "Mulher, Saúde e Políticas Públicas", a 196ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES), realizada na manhã desta quinta-feira (14), no Hotel Sol Bahia, em Patamares, teve na programação um espaço voltado para discussões sobre o tema, com o objetivo de promover um debate sobre políticas públicas para a saúde da mulher na Bahia, na perspectiva de difundir informações e mais resolutividade nas ações, de forma integrada.

O seminário foi aberto a qualquer pessoa interessada no tema, em especial representantes de Conselhos Municipais de Saúde, entidades e organizações do movimento de mulheres e representantes de entidades científicas. O evento teve como palestrante, na mesa redonda, a assessora de Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia, Carla Gisele Batista, e para tratar os sub temas voltados para a saúde da mulher, teve a participação da coordenadora do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Olga Sampaio.

A coordenadora também realizou apresentação referente à Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Segundo Olga Sampaio, a política estadual, voltada para a mulher, vem sendo desenvolvida em consonância com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que na sua construção, vem respeitando a diversidade dos 417 municípios baianos, tanto em suas especificidades epidemiológicas quanto nos diferentes níveis de organização dos sistemas de saúde locais, com um modelo de promoção e atenção humanizada e de qualidade, capaz de responder às necessidades das mulheres atendidas pelo SUS.

Ainda no seminário, Olga Sampaio, afirmou que com base em estudos voltados a doenças que mais acometem este publico, na Bahia, a série histórica analisada de 2006 a 2011 demonstra taxas de mortalidade proporcional, em que o câncer de mama, com 14,85%, figura como a principal causa de mortalidade por câncer, na população feminina, seguido pelo câncer cérvico-uterino (7,82%), pulmão (7,23%), estômago (6,26%), fígado (4,86%) e pâncreas (3,85%).

No que se refere a um dos compromissos do Governo do Estado, através do Programa Bahia Saudável 2012-2015, voltado à política de saúde da mulher, a coordenadora cita a implantação da rede de serviços para o cuidado materno - infantil no SUS Bahia, contribuindo efetivamente para a melhoria das condições de vida e a redução da morbi-mortalidade, por meio da Rede Cegonha.

Na parte da tarde

A reunião do CES, à tarde, terá apresentação do relatório de gestão da Sesab, referente ao exercício 2012. A pauta prevê ainda apresentações sobre atenção à saúde das mulheres no Cican/Bahia e resultados da pesquisa GravSus/Nordeste sobre atenção à saúde das mulheres, dentre outros assuntos.

I.P. DRT 2697/Ba
CES/saúde da mulher

 
<< Início < Anterior 271 272 273 274 275 276 277 278 Próximo > Fim >>

Pagina 277 de 278