Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos

2ª Reunião Extraordinária da CIB de 2019

A 2ª Reunião Extraordinária da CIB, realizada no Auditório da UPB, em 23/08/2019 teve como pauta exclusiva Imunização, Doenças Imunopreveníveis e Arboviroses.

Assim foram feitas as seguintes apresentações:

1. AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO E VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS

Akemi abordou o retorno da circulação do vírus do sarampo, mencionou a queda da cobertura da tríplice viral, a importância da homogeneidade da vacinação contra as doenças imunopreveníveis e o risco das doenças reincidirem como sarampo, febre amarela, coqueluche, influenza, raiva, tétano, difteria, poliomielite e meningite. Referiu que este foi o 1º ano que não foi atingida a meta de cobertura na maioria dos municípios e houve a redução de cobertura de 2018 em relação a de. Abordou alteração do SIS-PNI, impactando em mais de 46.000 de registros com erros. Ressaltou a importância de melhorar o manejo do Sistema e implantação do sistema nas salas de vacinação, bem como a impacto da logística de distribuição das vacinas nos municípios e perda técnica das doses.

2. PANORAMA DAS ARBOVIROSES NA BAHIA

Marcelo falou sobre a incidência da Dengue, Chikungunya e Zika na Bahia. Apresentou o diagrama de controle mostrando que o estado está no momento epidêmico. Ressaltou a partir dos casos notificados por macrorregião que o maio número de casos está concentrado na regiõa Centro Leste e Oeste. Destacou que o vírus da dengue 2 está migrando para o norte e há risco de quadros de hemorragia e consequentemente aumento do número de óbitos por dengue, que a Bahia lideram em dados no Nordeste. Pontuou a melhora do registro do dado, mas ainda se faz necessário aprimorar o manejo clínico da doença. Quanto a febre amarela referiu a investigação realizada e o risco alte de transmissão na Bahia. Sobre as estratégias adotadas colocou: Divulgação dos aspectos epidemiológicos, publicação de alerta, notas técnicas, notas informativas, boletins. Apresentou o fluxograma e ressaltou a importância de manter a vigilância ativa, pois como a doença é sazonal precisa-se manter a equipe alerta. Além disso, reforçou a necessidade da organização da rede e a implantação da vigilância do óbito com a intenção de perceber os equívocos no acompanhamento e a adoção de medidas para atuar sobre os mesmos. Falou ainda sobre o planejamento da semana da mobilização, a estruturação da vigilância de epizootias, garantia da cobertura de Agente de Combate às Endemias – ACE, realização de webpalestras tratando do fluxograma do manejo clinico.

Stela Souza deu seguimento com a apresentação da Carta Compromisso para ação/compromisso frente às doenças de transmissão vetorial e imunização com sugestões ao longo do registro, sendo aprovada por todos.  RESOLUÇÃO CIB 147/2019 – APROVA A CARTA COMPROMISSO DA GESTÃO ESTADUAL E MUNICIPAL.

APROVADO TAMBÉM O REPASSE DO RECURSO DO FNS PARA O FESBA PARA AQUISIÇÃO DE CÂMARAS FRIAS, E COMPLEMENTAÇÃO DO REPASSE DO RECURSO PELA SESAB PARA AQUISIÇÃO PARA OS DEMAIS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA.