Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Veja Também

Apresentação da 8ª Reunião Extraordinária da CIB

E-mail Imprimir PDF

PAUTA



SUVISA/GASEC/COSEMS:




PERGUNTAS E RESPOSTAS - 8ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CIB DE 2021

NOME/MUNICÍPIO/FUNÇÃO E PERGUNTAS
RESPOSTAS DA ÁREA TÉCNICA DA SESAB

Patrícia Lopes - Secretária de Jitaúna:
Na verdade quero pedir uma ajuda, estou com um casal de idosos em Salvador fazendo tratamento de CA, os mesmos estão em faixa etária da vacina. Já foram em dois pontos de vacina mais ñ foram vacinados pois alegam q eles ñ são do município. É para eles serem vacinados aí o nosso município tem que doar as doses para ele. O que fazer nessa situação. Pelo que vi onde estiver temos o direito da vacina.
Quero deixar claro que questionei em relação a faixa etária q eles estão então são prioridades não questionei em relação ao tratamento de CA.

A recomendação é facilitar o acesso a vacinação, independente do município de residência. Solicitamos seu contato para que o município de Salvador realize os encaminhamentos necessários para o adequado atendimento ao referido casal de idosos (conforme idade contemplada até o momento).

Valmor Félix - Secretário de Dom Basílio:
Os municípios que forem concluindo a vacinação dos profissionais de saúde, poderão usar a cota direcionada para os profissionais de saúde, para vacinar os idosos dentro da faixa etária preconizada??? Já que 100% dos profissionais estarão vacinados.
Iremos avançar até que idade a partir de amanhã?

A orientação é avançar na vacinação de idosos, por ordem decrescente de idade (77-76-75-74-73-72-71-70...), conforme estoques disponíveis no território.

Jacqueline Bomfim - Secretária de Coribe:
O Município Coribe solicita auxílio para resolver vacinação de 80 a 84 anos. Levantamento municipal é de 219 idosos (excetuando ainda 4 áreas descobertas) e recebemos apenas 100 doses na última remessa.

Estamos concluindo o percentual de 100% dessa faixa etária com essa sétima remessa de doses. Para Coribe, a estimativa de idosos de 80 anos ou mais é de 382 idosos, conforme o banco oficial disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Rose Barreto - Diretora da Visau de Teixeira de Freitas:
1. Sobre percentual de uso de vacina, será considerado D1 e D2?
2. Que documentação deve ser solicitada de doulas e cuidadores, tendo em vista que não têm carteira de conselho profissional e podem não ter IR, sobretudo os cuidadores.
3. Extrato 11 contempla atendente de farmácia.
4. Estrato 11: profissionais de "estabelecimentos comerciais de saúde". Contempla que grupo de profissionais?

1. Nesta remessa, foi considerado apenas o percentual de 85% em relação às primeiras doses enviadas.


2. Somente serão considerados mediante comprovação formal de vínculo empregatício ou prestação de serviço.


3. Levaremos para discussão na próxima CIB.


4. Contempla os estabelecimentos comerciais de profissionais liberais da saúde, tais como: clínicas médicas e odontológicas, fisioterapia etc.

Loise Oliveira - Secretária de Vera Cruz:
Informo que o município de VERA CRUZ , encontra-se com a população de trabalhadores de saúde sub estimada devido ao índice selecionado ( meta alcançada na campanha da h1n1 de 2020) gostaria que fosse revisada nossa meta para campanha de Covid-19 desse grupo em específico, pois já atingimos 80% das doses disponibilizadas e ainda nos falta muitos profissionais e no geral temos o Bi em 100%. Obrigado desde já.

Para o grupo de trabalhadores de saúde, foi utilizado a estimativa resultante da soma de trabalhadores de saúde vacinados na Campanha Influenza 2020 e trabalhadores com idade igual ou superior a 60 anos, registrados no CNES do município. Com esta remessa, alcançaremos 87% do total do referido público. Analisaremos as coberturas de cada um dos grupos prioritários.

Nadja Oliveira - Secretária de São Sebastião do Passé:
1. Atendentes de farmácia podem tomar vacina?
2. Temos uma população de 80 anos a mais maior que a população prevista pelo ministério
Com esta remessa, alcançaremos 100% do total do referido público.

1. Levaremos para discussão na próxima CIB.


2. Analisaremos as coberturas de cada um dos grupos prioritários, por município.

Tarcilia Rocha – Secretária de Miguel Calmon:
Como classificar os psicólogos neste extrato 12?

Levaremos para discussão na próxima CIB. Os psicólogos que estão na assistência direta devem ser contemplados conforme os serviços de saúde no qual estão inseridos. Recomendamos a análise do estrato 10.

Lenilson Ribeiro - Secretário de Dias D'Ávila:
Por favor, se for pertinente, gostaria de algum esclarecimento sobre o consórcio de compra de vacinas.

Sugerimos diálogo com a Secretaria de Saúde do Município de Salvador.

Agnaldo Sotero – Secretário de Jussari:
Só para esclarecimento os psicologos que estão em consultório e não em unidade ou serviços de saúde" aplica o extrato 10?

Levaremos para discussão na próxima CIB.

Beatriz Apoio Institucional Extremo Sul Cosems Bahia:
A população de ciganos já está contemplada?

Por este critério ainda não, no entanto, reforçamos que todos os idosos, independente da etnia, sejam vacinados por ordem decrescente de idade.

Participante anônimo:
Na última CIB foi aprovado o envio de 100% das doses para idosos acima de 80 anos. No meu caso Livramento, recebemos o quantitativo para os idosos de 82 e 83 anos. É isto mesmo?

Nesta remessa, liberaremos percentual de doses para contemplar 100% da população de 80 anos ou mais e mais parcial para contemplar os idosos de 75 a 79 anos, com a orientação dos municípios avançarem, por ordem decrescente de idade, conforme os estoques disponíveis no seu território.

Renata Maia:
Com relação as atendentes das clínicas de veterinária?
Os atendentes das clínicas veterinárias poderão ser vacinados? Ou segue o mesmo entendimento das farmácias?

Em relação aos atendentes de clínicas veterinárias, ainda não estão contemplados. Em relação aos atendentes de farmácia, levaremos para discussão na próxima CIB.

Auzenir Maria da Silva lago:
A maior dificuldade é trabalhar com frasco de 10 doses. No final da tarde para não tem perdas.

Recomendamos que realizem estratégias com agendamento para aproveitamento total dos frascos.

Mônica – Secretária de Fátima:
Estagiários de consultórios odontológicos, tem direito?

Os estagiários ainda não estão contemplados.

Participante anônimo:
Referente a vigias da ESF eles tomam? Quanto as clínicas particulares atendentes não tomam né?

São trabalhadores de saúde, devendo ser contemplados conforme especificação dos serviços no qual estão inseridos. Observar estrato 07.

Minaura:
Como podemos garantir a segunda dose para idosos que foram recrutados para a primeira dose com objetivo de não desperdiçar doses? Exemplo: um idoso que tomou a primeira dose e não reside mais no município, ou idoso que foi a óbito etc. Para não desperdiçarmos doses recrutamos outros idosos, porém estes foram contemplados com a primeira dose. Como garantir a segunda dose em tempo oportuno??

Todas as pessoas têm a garantia da segunda dose, independente da origem da primeira.