Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Veja Também

Apresentação da 9ª Reunião Extraordinária da CIB

E-mail Imprimir PDF

PAUTA


SUVISA/GASEC/COSEMS:


 



PERGUNTAS E RESPOSTAS - 9ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CIB DE 2021

NOME/MUNICÍPIO/FUNÇÃO E PERGUNTAS
RESPOSTAS DA ÁREA TÉCNICA DA SESAB



Welington Rosario da Silva - Secretário de Serrolândia:
o motivo do contato é para sinalizar que recebemos as doses para imunização ,as doses que recebemos imunizamos e registramos em todos os sistemas de informações e não esta reconhecendo os indices  que alcançamos ja sinalizei ao nucleo de saude a kátia Barreto a diretora de vigilancia epidemiologica do nucleo de saude.todas as vacinas foi dado a saida de acordo com as orientações do estado e do nucleo centro norte ,nao podemos ser penalizados ,estamos trabalhando de forma correta estamos informando todos os dados nos sistemas de informações acredito que os sistema nao esta reconhecendo.

É importante ao lançar os dados com regularidade  (diariamente), verificar se há alguma inconsistência para correção imediata. Neste caso em particular o problema foi de falha de registro e não no sistema. Contudo já foi solucionado.



Daniel de Freitas Ribeiro - Secretário de Conceição do Jacuípe:
Solicita ponto de corte das informações para contabilização do percentual de vacinados com base no Google forms e não pelo spni COVID.
Pois observamos que o spni demora muito para atualizar. pois Com base na atualização de ontem que o núcleo centro leste encaminhou para vigilância epidemiológica tínhamos realizado na sexta feira 9 imunizações, sendo que realizamos 300 imunizações.

Até o envio de 17/03/2021 foi utilizada a base do Google doc. Lembramos que o sistema de informação oficial é o registro nominal de doses no SI-PNI, utilizado para fins de controle e auditoria.  Caso surja algum problema poderemos eventualmente utilizar o Google doc.



Raquel Ferraz - Secretária de Abaré:
Gostaria de saber se existe algum documento inscrito que ao tomar as 2 doses da vacina contra o COVID-19, os agentes comunitários de saúde com idade acima de 60 anos podem retonar a realizar as visitas domiciliares seguindo o protocolos de combate ao COVID ( distanciamento, uso máscara, higienização das mãos)? Deixa registrado a palavra ESTÁGIO CURRICULAR na resolução.

Raquel, vamos buscar esta informação junto a Diretoria da Atenção Básica.



Andréa – Secretária de Itapé:
Os Massoterapeutas poderiam ser inclusos em outros profissionais de sáude???? Deficientes n institucionalizados entrarão na fase de comorbidade??

Este grupo ainda NÃO está contemplado neste momento.



Iridan Brasileiro - Secretária de Simões Filho:
Qual a data de corte do percentual para receber novas doses? Simões Filho tem população quilombola. tem alguma previsão de chegada das doses para os quilombos?

A data será sempre no dia de chegada de novas remessas (no primeiro horário), para que haja tempo hábil para elaboração das planilhas.
Ainda não recebemos vacinas para o grupo dos quilombolas.



Natalia Mascarenhas – Coordenadora de Imunização de Riachão do Jacuípe:
A lista de profissionais autônomos têm sido enviado para onde? Pq o município aqui não recebeu nenhuma lista e os profissionais estão cobrando.
O profissional vai tomar no local de residência ou de trabalho?
E os estudantes? onde estão em estágio ou onde residem? Precisa ficar melhor definido tb a vacinação dos cuidadores de idosos.

Esta operacionalização é do município que deverá se reportar aos órgãos de classe solicitando as informações e definir qual a melhor estratégia de acordo com sua população. Os estudantes estão contemplados no §3º da Resolução 036/2021. Vale lembrar que cada estrato só deverá ser iniciado após a conclusão do estrato anterior.
A vacinação do estrato 12 ocorrerá por etapas a medida que as vacinas forem sendo enviadas.



Rosangela Oliveira:
Os estudantes do CEEP que foram suspenso o estágio e retornarão?

Os estudantes em estágio curricular estão contemplados no §3º da Resolução 036/2021.



Raissa Soares - Porto Seguro:
E os psicologos e assistentes sociais autonomos e pertencentes aos CRAS?

Novos grupos serão inseridos pelo MS de acordo a disponibilidade de vacinas obedecendo aos critérios já descritos.



ETEOA Escola técnica de enfermagem Oseas Andrade:
Qual o documento será exigido para vacinação dos cuidadores?

Para  este grupo será solicitado contrato de prestação de serviço conforme  discutido em CIB.



Clécia Vilas Bôas - Secretária de Várzea da Roça:
Além dos balconistas de farmácia, poderemos também vacinar os farmacêuiticos, coreto?

Estes grupos ainda não foram inseridos. Ver Resolução CIB 036/2021. É importante lembrarmos que há limitação no número de doses de vacinas enviadas pelo MS.



Duplat - Secretário de Camaçari:
Gostaria de saber o que fazer com as Segundas Dosses das pessoas que não compareceram para tomarem. Temos em torno de 500 doses destinadas para segunda doses, que não foram procuradas. Podemos utiliza-lás como primeira dose?

Não poderão ser utilizadas como primeiras doses. O Registro Nominal de doses no SI-PNI  facilita a busca ativa dos faltosos para garantia da imunização completa. Essas pessoas devem ser buscadas para nos assegurarmos que de fato ela recebeu a segunda dose.



Participante anônimo:
Funcionários da ADAB e medicos veterinarios estão solicitando a vacinação como prioritários conforme nota enviada pelo Ministério da Saúde.

A vacinação está sendo operacionalizada por etapas devido a limitação no número de doses de vacinas. Os funcionários da ADAB ainda não estão contemplados nesta etapa. Quanto aos veterinários que estão inseridos nos serviços de saúde a exemplo da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, estes já foram contemplados. Os demais serão contemplados em outras fases. Veja as últimas Resoluções CIB e Ofício Circular 57-2021 SVS-MS



Edlam - Diretor de Planejamento de Alagoinhas:
Gostaria de perguntar como se dará a confirmação de vinculação dos cuidadores, tendo em vista que esses profissionais não possuem na maioria das vezes, inscrição no conselho, nem vinculação trabalhista com tal classificação.

Para  este grupo será solicitado contrato de prestação de serviço conforme  discutido em CIB.



Participante anônimo:
Municípios que receberam a vacina ontem, e hoje precisa tá com 85% das doses feita? Dessa forma não tem como alcançar a nota de corte na terça feira

Os municípios que se habilitaram ontem receberam sua remessa ontem e terão uma semana para administrar estas doses. Se aumentarem a velocidade de execução conseguirão receber a próxima remessa mais cedo.



Cristiane - secretária de saúde de Teixeira Freitas:
E os profissionais de saúde que estão em home office? Agente sepultamento é o coveiro, e o agente funerário?
A vacina dos municípios que não alcançarem 85% estará disponível nos NRS para serem resgatadas quando alcançarem?

O agente funerário e o agente de sepultamento estão contemplados no estrato 6. Profissionais em home office verificar §12º. As vacinas serão liberadas pelos NRS quando os municípios estiverem habilitados.





Jamille Reis - Diretora de saúde do município Conceição do Jacuípe:
Tenho uma dúvida sobre o percentual destinado para os profissionais de saúde, esse percentual se torna muito baixo para contemplação dos profissionais. Uma vez que o nosso município recebe um percentual muito baixo de vacinas, seguindo este percentual de 1 ou 2 % fica em média 10, 13 e etc... doses para profissionais. Então cobrir toda esta demanda fica muito difícil.

A base utilizada pelo MS foi da Campanha de Vacinação contra Influenza acrescido do número de trabalhadores no CNES com mais de 60 anos.






Islaine:
Em relação a vacinação dos funcionários da ADAB?

A vacinação está sendo operacionalizada por etapas devido a limitação no número de doses de vacinas. Os funcionários da ADAB ainda não estão contemplados nesta etapa.






Érica Pacheco:
No caso das clinicas particulares. vacina recepcionistas auxiliares de serviços gerais?

Por favor dê uma olhada no estrato 9 da Resolução CIB.






Franciane Moura:
Gostaria de saber como está sendo feito o cálculo para identificar se o município é elegível ou não para receber as vacinas na semana seguinte, visto que dia que recebemos novas doses a porcentagem cai, podendo comprometer o recebimento da semana subsequente.

Fórmula de cálculo: Nº de doses aplicadas/ Nº de doses recebidas. As doses são enviadas semanalmente  e o município tem uma semana para operacionalizar 85% do que recebeu.






Larissa – Macururé:
Gostaríamos de saber se tem precisão para chegar às vacinas da região norte (Paulo Afonso)?

Saída 17/03/21 chegada prevista até 11 horas.






Helder Coutinho NRS NORTE - Sala 3:
Na campanha de vacinação do covid foram acrescentados no publico de trabalhadores seguimentos que nunca participaram da campanha de influenza exemplo farmacias privadas coveiros dentre outros.
Uma vez enviando 100% das doses para trabalhadores/profissionais de saúde, todos os profisisonais nutricionistas, psicologos... terão direito a receber a vacina independente de qual setor atua

Helder, estamos trabalhando com o mesmo público, a exceção dos coveiros que é um número muito pequeno e não irá impactar de forma significativa. De qualquer modo não podemos perder de vista que trabalhamos com estimativas.






Katia Barreto:
Qual população estar mais suseptivel ao agravamento ;profissional liberal de saude,ribeirinhos ,quilombola ou cronicos ? Precisamos retomar o que realmente é prioridade!!!

A nossa discussão segue exatamente  nesta perspectiva Kátia.






Raissa Soares/Porto Seguro:
boa tarde gestores. em relação aos idosos acamados que moram em área de risco em que a escolta policial já disse que não entra, o que fazer?
A pergunta sobre escolta... precisamos dessa orientação para cumprir o plano de vacinação de acamados. Em caso de não poder ter resposta agora, solicito fala para definições do plano de Porto Seguro.

Esta questão será encaminhada ao Comando da PM.






Participante anônimo:
Boa tarde Já que está semana estarão chegando a vacina CORONAVAC E ASTRAZENECA. Por que este lote da CORONAVAC não ficaria exclusivo para idosos e a da Astrazeneca para trabalhadores, já que os efeitos adversos da CORONOVAC são menores.

Estamos operacionalizando as doses recebidas considerando aspectos como quantitativo,  regularidade de remessa, grupos prioritários, em conformidade com as orientações técnicas do MS e OMS.






Participante anônimo:
A vacina da Oxford está com noticiários sobre possíveis eventos adversos, onde alguns países suspenderam. Como nós vamos proceder em relação a questionamentos?

Seguiremos a orientação da OMS que não recomenda suspensão. Os estudos tem apontado que não há aumento no número de casos de  trombose pós-vacinação.






Lorena Almeida:
Então iremos receber a coronavac até sexta feira e posteriormente a remessa de astra zeneca

Coronavac será enviada em 17/03/2021 e Astrazência até a próxima sexta-feira(19/03/2021)






Erismende:
Essa resolução CIB estará relacionando os profissionais de saúde do estrato 12? Preciso me assegurar em relação à cobrança que os farmacêuticos dos estabelecimentos estão me fazendo.
Quero dizer estabelecimentos comerciais (farmácias).

Manterá a relação anterior considerando o reduzido número de vacinas que tem sido enviadas pelo MS.






Gerardo Azevêdo Júnior - Secretário de Saúde de Livramento de Nossa Senhora:
Pacientes acima de 21 anos portadores de Epidermólise Bolhosa? e Pacientes especiais ... síndrome de down..?

Pacientes com comorbidades estarão inseridos nas próximas fases, segundo MS.






Orlandina Silva Oliveira do Nascimento:
Messias de Serra Preta pediu para registrar que o SI-PNI está muito lento, está vacinando porém o sistem não está ajudando

Estamos acompanhando Orlandina. Tivemos um dia de instabilidade durante a semana. É importante que a digitação ocorra diariamente para mantermos o sistema de informação atualizado.






Simone Mota:
Secretária de Saúde de Jaguaripe Solicita ponto de corte das informações para contabilização do percentual de vacinados com base no Google forms e não o Sispni devido a dificuldade que estamos com o sistema.

Até o envio de 17/03/2021 foi utilizada a base do Google doc. Lembramos que o sistema de informação oficial é o registro nominal de doses no SI-PNI. Caso surja algum problema poderemos eventualmente utilizar o Google doc. Tivemos um dia de instabilidade durante a semana. É importante que a digitação ocorra diariamente para mantermos o sistema de informação atualizado.






Ieda Nunes - Secretária Municipal de Saúde, Baixa Grande:
Não tomei vacina, estou positivo em isolamento, me restabelecendo. Estamos em várias áreas de saúde dentro e fora. Quando podemos tomar vacina.

Solicitamos que verifique o estrato 10 da Resolução CIB 036/2021.






Maria Rosania Souza Rabelo – Secretária de Alagoinhas:
Como o Município pode identificar o cuidador de idoso, se eles não são registrados?
Sobre a indentação do cuidador como irão comprovar??? Não vir respostas

Quando chegarmos a este grupo será solicitado contrato de prestação de serviço ou outro documento a ser discutido em CIB.






Apoio Institucional Leste 2 Cosems Bahia:
Flávia Araújo - Apoiadora do COSEMS. Só quero registrar que os municípios estão reclamando muito da importante discrepância entre o SIPNI e o BI do estado. Por favor, se puderem, comentem a respeito.

Flávia, no início da vacinação tivemos problemas de instabilidade do Sistema de Registro Nominal de Doses do SI-PNI. Quando este problema foi solucionado solicitamos que fosse feito um mutirão para alimentar o do Sistema de Registro Nominal de Doses do SI-PNI que é o sistema oficial e base para análise e prestação de contas junto aos órgãos de controle. No momento estamos orientando a alimentação dos dois sistemas e grande número de municípios não tem referido problemas. Ocasionalmente pode ocorrer instabilidade pontual, mas se o registro for feito com regularidade (diariamente) não haverá prejuízos. É preciso, no entanto, verificar se todos os dados foram lançados conforme orientado.  Qualquer dúvida pode entrar em contato com o NRS ou DIVEP para maiores esclarecimentos.






Valmor Félix:
Valmor Félix, Secretário de Dom Basílio. Sugestão ao colega Duplat, que realize busca ativa. Não podemos deixar de realizar a segunda dose em tempo oportuno. Não adianta avançar nas primeiras doses, sem avançar nas segundas doses.

Obrigada pela contribuição Valmor.






Edlam:
Perdão! Mas, reitero a pergunta acerca dos cuidadores. Ainda não ficou claro, levando em consideração que estes, na sua maioria, não possuem registro nos conselhos de classe, bem como não possuem registros em carteiras de trabalho.

Quando chegarmos a este grupo será solicitado contrato de prestação de serviço ou outro documento definido em CIB.






Cactho homeopatia Terapia_holistica:
As doses extras para trabalhadores de saúde nós municípios que estão com suas doses sub estimadas
Vera cruz - na última reunião da CIB, ficaram de redimensionar estas doses

Esta avaliação se encontra em andamento.






Carol:
qual a data de corte do percentual para receber novas doses essa semana?

O corte sempre será dado no dia de chegada de novas remessas (no primeiro informe deste dia).






Lívia Teles NRS OESTE Barreiras:
Lembrando que se o corte foi hoje pela manhã, nós no NRS Oeste distribuímos vacina hoje para municípios que foram habilitados e eles só irão realizar a vacinação amanhã....
Veterinários da ADAB? Como proceder???

Os municípios que se habilitaram hoje, receberam sua remessa hoje e  terão uma semana para administrar estas doses. Se aumentar a velocidade de execução conseguirá receber a próxima remessa mais cedo. Quanto aos veterinários da DAB ainda não estão contemplados nos grupos prioritários da primeira fase.